BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
CARTA de Caminha: o documento ímpar do descobrimento do Brasil. 2. ed. modificada. Campo Grande, MS: UCDB, 2004. 52 p. ISBN 85-7598-033-5.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: ME - Editora e distribuidora, 2002. 660 p. (Cadernos da TV escola).
LAIMA MESGRAVIS. HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA - 1ª Edição.
DOLHNIKOFF, Miriam. História do Brasil Império.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. 23. ed.; 10. reimp. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 2007. 390 p. ISBN 85-11-13016-0.
RAMOS, Fábio Pestana; Morais, Marcus Vinícius de. Eles Formaram o Brasil: a aventura dos descobrimentos.
CASTILHO, Maria Augusta de (Org.). 500 anos: o documento ímpar do descobrimento do Brasil. Campo Grande, MS: UCDB, 1998. 51 p.
FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 25. ed. Rio de Janeiro, RJ: José Olympio, 1987. 572 p.
MATTOSO, Katia de Queiroz. Ser escravo no Brasil. São Paulo, SP: Brasiliense, 1982. 267 p.
GÂNDAVO, Pero de Magalhães de. A primeira história do Brasil história da província Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Rio de Janeiro 2004
EMENTA:
Formação histórica cultural do Brasil, iniciando com os primeiros contatos entre as culturas nativas e as que chegaram, buscando de forma crítica analisar os desdobramentos referentes a estas interações no decorrer da formação cultural brasileira, do período colonial ao império, portanto, será apresentado um panorama das movimentações, revoluções e transformações ao longo do processo de formação cultural do Brasil do período pré-colonial à crise da monarquia brasileira no final do século XIX, apresentando de forma crítica os principais eventos e transformações de ordem econômica, política e social.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1 - PORTUGAL: FORMAÇÃO, EXPANSÃO MARÍTIMA E COLONIZAÇÃO
1.1 Portugal e as grandes navegações
1.2 A administração colonial
1.3 Economia e sociedade açucareira
UNIDADE 2 - OS DOMÍNIOS ESTRANGEIROS SOBRE O BRASIL E O PROCESSO DE POVOAMENTO LUSITANO
2.1 França Antártica e Equinocial
2.2 Os ingleses na América
2.3. O Governo Filipino (1580 - 1598)
2.4 O Brasil Holandês
2.5 O processo de povoamento lusitano no Brasil
2.6 O processo de interiorização do Brasil e as missões jesuíticas
2.7 Os Tratados e limites entre Portugal e Espanha na América
UNIDADE 3 - ECONOMIA E CONFLITOS NA SOCIEDADE MINERADORA
3.1 Economia e sociedade mineradora
3.2 Marquês de Pombal e a crise do modelo de colonização
3.3 Revoltas Nativistas e Anticoloniais
UNIDADE 4 - CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL AO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
4.1 A crise do antigo sistema colonial
4.2 O Período Joanino (1808 - 1821)
4.3 O processo de independência
UNIDADE 5 - O PRIMEIRO REINADO E O PERÍODO REGENCIAL
5.1 O Primeiro Reinado (1822 - 1831)
5.2 O Período Regencial (1831 - 1840)
5.3 Revoltas Regenciais
UNIDADE 6 - DO SEGUNDO REINADO À CRISE DA MONARQUIA
6.1 Segundo Reinado (1840 - 1889): Política Interna e Economia
6.2 A Política Externa do Segundo Reinado
6.3 A crise da monarquia
OBJETIVOS:
Compreender, identificar e analisar o processo histórico de formação da sociedade brasileira desde a chegada dos europeus até a crise do sistema monárquico no Brasil, com base nas dinâmicas sociais, culturais e econômicas desenvolver conhecimento crítico acerca dos alicerces quais edificaram nossa sociedade na contemporaneidade. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.
Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2
Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6
Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.
Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).