BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
BARROS, José D’Assunção. Papas, imperadores e hereges. Petrópolis: Vozes, 2012.
CARVALHO, Cibele. História Medieval. Curitiba: InterSaberes, 2016.
LE GOFF, Jacques. Para uma outra Idade Média: tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Petrópolis: Vozes, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
COSTA, Sérgio Paulo Muniz. Idade Média: mil anos no presente. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016.
LE GOFF, Jacques. Heróis e maravilhas da Idade Média. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
LEWIS, David Levering. O Islã e a formação da Europa de 570 a 1215. Tradução de Ana Ban. Barueri: Amarilys, 2010.
NEUROSKI, Everson Araújo. Entre a fé e a razão: Deus, o mundo e o homem na filosofia medieval. Curitiba: InterSaberes, 2017.
LEME, Elaine Cristina Senko. História e historiografia medieval oriental. Curitiba: InterSaberes, 2019.
EMENTA:
- Introdução à Idade Média
- A instalação dos bárbaros na Europa - século IV a meados do século VIII
- Tentativa de organização carolíngia ? meados do século VIII ao século X
- Aspectos gerais do Ocidente medieval - século IV ao século X
- Idade Média no Oriente Próximo
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Introdução à Idade Média
1.1 As representações sobre a Idade Média
1.2 Fontes para o estudo da Idade Média
1.3 Idade Média: marcos temporais e periodização
2. A instalação dos bárbaros na Europa - século IV a meados do século VIII
2.1 Sobre o termo bárbaro
2.2 Decadência do Império Romano
2.3 Os bárbaros na Europa
2.4 Os bárbaros desenhando um novo mapa europeu
2.5 A gênese da Idade Média
3. Tentativa de organização carolíngia - meados do século VIII ao século X
3.1 Ascensão carolíngia
3.2 Renascimento carolíngio
3.3 Decadência carolíngia
4. Aspectos gerais do Ocidente medieval - século IV ao século X
4.1 Aspectos econômicos
4.2 Aspectos sociais
4.3 Aspectos culturais
4.4 Aspectos cotidianos
5. Idade Média no Oriente Próximo
5.1 Império Bizantino
5.2 O Islã
OBJETIVOS:
Compreender os processos históricos constitutivos e característicos da sociedade medieval, abrangendo a Europa ocidental e o Oriente próximo. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.
Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2
Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6
Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.
Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).