Plano de Ensino
Curso: 294 - FILOSOFIA  
Disc.: 00811 - ÉTICA I
Período: 2022B

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
GALLO, SILVIO (ORG.). ÉTICA E CIDADANIA: CAMINHOS DA FILOSOFIA (ELEMENTOS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA). 19. ED. SÃO PAULO, SP: PAPIRUS, 2010. 111 P. ISBN 8530804589.
SPINOZA, BENEDICTUS DE. ÉTICA. ED.4. SÃO PAULO, SP: NOVA CULTURAL, 1989. 235 P. (OS PENSADORES).
VERGNIÈRES, SOLANGE. ÉTICA E POLÍTICA EM ARISTÓTELES: PHYSIS, ETHOS NOMOS. 301 P.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BRAGA JÚNIOR, Antônio Djalma. Fundamentos da ética. [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2016.(Série Estudos de Filosofia).
ANTUNES, Maria Thereza Pompa (Org.). Ética. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
FERNANDES, Alexandre Cortez; DALSOTTO, Lucas Mateus; NODARI, Paulo César. Conceitos e Problemas Éticos. [recurso eletrônico]. Caxias: Educs, 2017.
MATTAR, João; ANTUNES, Maria Thereza Pompa. Filosofia e Ética. São Paulo: Pearson Education do Brasil,`2014.
PAVIANI, Jaime. Estudos de Ética: da aprendizagem à religião. Caxias do Sul: Edicus, 2011.

EMENTA:
O problema da ética. A ética não filosófica: antecedentes da disciplina grega. Filosofia como disciplina ética: a finalidade da ética e a essência da moral. A ética grega: Do Sócrates de Platão a Aristóteles. Ética medieval e o pensamento cristão: Agostinho e Tomás

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

INTRODUÇÃO – O PROBLEMA DA ÉTICA



UNIDADE 1 - A ÉTICA NÃO FILOSÓFICA: ANTECEDENTES DA DISCIPLINA

GREGA15



1.1 Por que uma história da ética?



1.2 As eticidades pré-filosóficas



 



UNIDADE 2 - FILOSOFIA COMO DISCIPLINA ÉTICA: A FINALIDADE DA ÉTICA E A ESSÊNCIA DA MORAL



2.1 O fenômeno moral: cultura e sociedade em questão



 



UNIDADE 3 - A ÉTICA GREGA: DO SÓCRATES DE PLATÃO A ARISTÓTELES......... 39



3.1 A ética no âmbito da filosofia moral: uma introdução à ética de Platão



3.2 Platão e os diálogos socráticos: a virtude e sabedoria



3.3 A felicidade como eudaimonia



3.4 A virtude na Aretê



3.5 O fim último: a felicidade. Aristóteles e a ética



3.6 Virtudes éticas e dianoéticas



3.7 Os sofistas: defensores do "nómos"



3.8 Os estoicos e a lei natural - período helenista



 



UNIDADE 4 - ÉTICA MEDIEVAL E O PENSAMENTO CRISTÃO: AGOSTINHO E TOMÁS



4.1 Introdução ao período



4.2 Agostinho de Hipona



4.3 Tomás de Aquino: ética da lei natural



4.4 Outros problemas éticos no medievo



OBJETIVOS:
Explicitar a fundamentação e significado de uma ética propriamente filosófica.
Propiciar embasamento histórico-filosófico das propostas éticas que marcaram desde a Antiguidade até o início da modernidade.
Estudar trechos selecionados de clássicos filosóficos representativos desta epocalidade (Platão, Agostinho, Aristóteles, Tomás de Aquino).

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Critérios para composição da Média Semestral:

Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas. Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2. Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6.

Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.

Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina. Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).