BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
HESSEN, JOHANNES. TEORIA DO CONHECIMENTO. 2. ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2003. 177 P. (BIBLIOTECA UNIVERSAL). ISBN 85-336-1909-X.
FUMERTON, RICHARD. EPISTEMOLOGIA.
DUTRA, LUIZ HENRIQUE DE ARAUJO. INTRODUÇÃO À EPISTEMOLOGIA. SÃO PAULO, SP: ED. UNESP, 2010. 190 P. ISBN 9788539300549.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
LEITE, F. T. 10 lições sobre Kant. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
GOMBAY, André. Descartes. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536318714/
STRATHERN, Paul. Locke em 90 minutos. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788537805909/
MATTHEWS, B., G. Santo Agostinho, A vida e as idéias de um filósofo adiante de seu tempo. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788537805442/
Reis, Carlos, J. História da “Consciência Histórica” Ocidental Contemporânea - Hegel, Nietzsche, Ricoeur. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582178256/
EMENTA:
Introdução ao problema do conhecimento. O problema da possibilidade do conhecimento. O problema do conteúdo do conhecimento. O problema da determinação do conteúdo do conhecimento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 01. INTRODUÇÃO AO PROBLEMA DO CONHECIMENTO
1.1. Noções Gerais
1.2. Estrutura do Conhecimento
1.3. Crenças, Justificações e Problemas do Conhecimento.
UNIDADE 02. O PROBLEMA DA POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO
2.1 A formulação do problema
2.2. A resposta dogmática
2.3. A resposta cética
2.4. A resposta crítica
UNIDADE 03. O PROBLEMA DA ORIGEM DO CONHECIMENTO
3.1. Introdução ao problema.
3.2. O Racionalismo
3.3. O Empirismo
3.4. Intelectualismo
3.5. Apriorismo
4. O PROBLEMA DA DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO DO CONHECIMENTO
4.1. Introdução ao problema
4.2. Soluções Metafísicas
4.3 Soluções Pós-Metafísicas
OBJETIVOS:
De modo geral, a teoria do conhecimento tem por intenção rediscutir a aparente veracidade da atitude natural do conhecimento; perceber que o processo do conhecer e reconhecer a verdade é um problema que deve ser criticamente analisado.
A Unidade 01 tem por objetivos:
- introduzir o problema do conhecimento a partir de sua estrutura fenomenológica e de suas condições epistemológicas;
- compreender a condição tradicional do conhecimento a partir de Gettier e Russell.
A Unidade 02 tem por objetivos:
- reconhecer que o conhecimento, ao contrário de uma atitude natural, é um enigma para a epistemologia;
- entender a importância de tomar o conhecimento como possibilidade;
- reavaliar o conceito de verdade de modo a desdobrá-lo em problema;
- apontar a postura crítica como uma alternativa de alcance aproximativa para a verdade.
A Unidade 03 tem por objetivos:
- refletir sobre as várias respostas críticas dadas pela filosofia para o problema da verdade;
- ampliar a necessidade de análise de cada uma das tendência antes de aderir a uma determinada corrente em específico;
- discutir sobre o racionalismo, empirismo, apriorismo e cristicismo.
A Unidade 04 tem por objetivos:
- apresentar as tendências metafísicas e pós-metafísicas do conhecimento;
- perceber que a atitude crítica do conhecimento é uma postura aberta e que sempre trará novas questões
- preparar para a filosofia das ciências. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Critérios para composição da Média Semestral:
Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.
Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2
Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6
Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.
Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).