Plano de Ensino
Curso: 294 - FILOSOFIA  
Disc.: 00845 - TEORIA DO CONHECIMENTO
Período: 2023A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
HESSEN, JOHANNES. TEORIA DO CONHECIMENTO. 2. ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2003. 177 P. (BIBLIOTECA UNIVERSAL). ISBN 85-336-1909-X.
FUMERTON, RICHARD. EPISTEMOLOGIA.
DUTRA, LUIZ HENRIQUE DE ARAUJO. INTRODUÇÃO À EPISTEMOLOGIA. SÃO PAULO, SP: ED. UNESP, 2010. 190 P. ISBN 9788539300549.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
LEITE, F. T. 10 lições sobre Kant. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
GOMBAY, André. Descartes. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536318714/
STRATHERN, Paul. Locke em 90 minutos. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788537805909/
MATTHEWS, B., G. Santo Agostinho, A vida e as idéias de um filósofo adiante de seu tempo. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788537805442/
Reis, Carlos, J. História da “Consciência Histórica” Ocidental Contemporânea - Hegel, Nietzsche, Ricoeur. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582178256/

EMENTA:
Introdução ao problema do conhecimento. O problema da possibilidade do conhecimento. O problema do conteúdo do conhecimento. O problema da determinação do conteúdo do conhecimento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE 01. INTRODUÇÃO AO PROBLEMA DO CONHECIMENTO

1.1. Noções Gerais

1.2. Estrutura do Conhecimento

1.3. Crenças, Justificações e Problemas do Conhecimento.



UNIDADE 02. O PROBLEMA DA POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO

2.1 A formulação do problema

2.2. A resposta dogmática

2.3. A resposta cética

2.4. A resposta crítica



UNIDADE 03. O PROBLEMA DA ORIGEM DO CONHECIMENTO

3.1. Introdução ao problema.

3.2. O Racionalismo

3.3. O Empirismo

3.4. Intelectualismo

3.5. Apriorismo



4. O PROBLEMA DA DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO DO CONHECIMENTO

4.1. Introdução ao problema



4.2. Soluções Metafísicas



4.3 Soluções Pós-Metafísicas







 



OBJETIVOS:

De modo geral, a teoria do conhecimento tem por intenção rediscutir a aparente veracidade da atitude natural do conhecimento; perceber que o processo do conhecer e reconhecer a verdade é um problema que deve ser criticamente analisado.



A Unidade 01 tem por objetivos:

- introduzir o problema do conhecimento a partir de sua estrutura fenomenológica e de suas condições epistemológicas;

- compreender a condição tradicional do conhecimento a partir de Gettier e Russell.



A Unidade 02 tem por objetivos:

- reconhecer que o conhecimento, ao contrário de uma atitude natural, é um enigma para a epistemologia;

- entender a importância de tomar o conhecimento como possibilidade;

- reavaliar o conceito de verdade de modo a desdobrá-lo em problema;

- apontar a postura crítica como uma alternativa de alcance aproximativa para a verdade.



A Unidade 03 tem por objetivos:

- refletir sobre as várias respostas críticas dadas pela filosofia para o problema da verdade;

- ampliar a necessidade de análise de cada uma das tendência antes de aderir a uma determinada corrente em específico;

- discutir sobre o racionalismo, empirismo, apriorismo e cristicismo.



A Unidade 04 tem por objetivos:

- apresentar as tendências metafísicas e pós-metafísicas do conhecimento;

- perceber que a atitude crítica do conhecimento é uma postura aberta e que sempre trará novas questões

- preparar para a filosofia das ciências.


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Critérios para composição da Média Semestral:



Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).