Plano de Ensino
Curso: 294 - FILOSOFIA  
Disc.: 00867 - PROBLEMAS METAFÍSICOS I : ONTOLOGIA
Período: 2023A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
GARRET, Brian. Metafísica. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536316109/
STRATHERN, Paul. São Tomás de Aquino em 90 Minutos, (1225-1274). [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788537802830/
NUNES, Benedito. Heidegger & Ser e tempo. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788537807521/

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
JR., G., Paulo. A Aventura da Filosofia II: de Heidegger a Danto. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520446348/
STRATHERN, Paul. Aristóteles em 90 minutos. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788537804346/
ARISTÓTELES. Metafísica. Bauru: EDIPRO, 2006. 363 p. ISBN 85-7283-547-4.
BLANC, Mafalda de Faria. Estudos sobre o ser. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998. 339 p. ISBN 972-31-0793-7.
TOMÁS DE AQUINO. ENTE E A ESSÊNCIA (O) - ED. BOLSO.

EMENTA:
Introdução ao problema do ser. A metafísica dos múltiplos modos de dizer do ser. A metafísica como ontoteologia. A meta-metafísica: como pensar o ser? O sentido da pergunta metafísica. A historia do ser contada por ele mesmo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO AO PROBLEMA DO SER



1.1 O ser como questão da ontologia



1.2 Breve História da Ontologia



1.3 A Estrutura Formal da Ontologia



1.4 Ontologia como projeto filosófico fundamental



UNIDADE 2 – A METAFÍSICA DOS MÚLTUPLOS MODOS DE DIZER DO SER



2.1 Filosofia primeira e investigação acerca do ser



2.2 As quatro causas



2.3 Sentido do ser e as categorias



2.4 Ato e potência: a temática da mudança



2.5 A alma como princípio de vida



2.6 Matéria e forma



2.7 Visão contemporânea sobre a metafísica aristotélica



UNIDADE 3 – A METAFÍSICA COMO ONTO-TEOLOGIA



3.1 A metafísica de Tomás de Aquino



3.2 A analogia do ser



3.3 A evidência do ser como actus essendi



3.4 A essência e a existência de Deus



3.5 A metafísica de Duns Scotus



3.6 O infinito primeiro é o infinito



UNIDADE 4 – A META-METAFÍSICA: COMO PENSAR O SER?



4.1 O ser entre os modernos



4.2 O problema do conhecimento do ser



4.3 Kant, a filosofia transcendental e o conhecimento do ser



UNIDADE 5 – O SENTIDO DA PERGUNTA METAFÍSICA



5.1 Heidegger e o ressurgimento fenomenológico da pergunta pelo ser



5.2 A diferença ontológica



5.3 O projeto da Ontologia Fundamental: Analítica Existencial do Dasein



5.4 Ser-no-mundo e habitar-no-mundo



5.5 Ser-e-cuidar-do-mundo



UNIDADE 6 – A HISTÓRIA DO SER CONTADA POR ELE MESMO



6.1 Da destruição à superação da Metafísica



6.2 O problema da Técnica



6.3 Questões finais



OBJETIVOS:

Apresentar e discutir o modo como a pergunta pelo ser apareceu e se desenvolveu na história da filosofia.


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Critérios para composição da Média Semestral:



Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado)