BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
LORENA, A. B. Psicologia geral e social.São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014
STREY, M. N. Psicologia social contemporânea: livro-texto. 21ed. - Petropolis, RJ: Vozes, 2013
Psicologia do desenvolvimento - São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
VIGUERAS, E. (org). Psicologia da Saúde - São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014
CAMARA, S. A. S. (org). Psicologia da Aprendizagem - São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015
ROMARO, R. A. Ética na psicologia. 4. ed. revista e atualizada - Petrópolis, RJ: Vozes, 2014
QUADROS, E. A. Psicologia e desenvolvimento humano - Petrópolis, RJ: Vozes, 2017
PIAGET, J. A psicologia da inteligência - Petrópolis, RJ: Vozes, 2013
EMENTA:
Definição e evolução da ciência psicológica. As teorias fundamentais do comportamento humano. As áreas de especialização em psicologia .Teorias do Desenvolvimento Humano.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. DEFINIÇÃO E EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA PSICOLÓGICA
1.2. História da Psicologia
1.3. Objeto de estudo
2. AS TEORIAS FUNDAMENTAIS DO COMPORTAMENTO HUMANO
2.1. Primeiras abordagens em Psicologia: estruturalismo, funcionalismo
2.2.Behaviorismo
2.3 Psicanálise
2.4 Gestalt
2.5 Psicologia científica e áreas de atuação
2.6 Psicologia sócio-histórica
3. TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
OBJETIVOS:
O aluno deverá ser capaz de : * Conhecer as contribuições da Psicologia, como ciência do comportamento, para o profissional do Serviço Social. * Discutir as principais teorias psicológicas e a contribuição das mesmas para a personalidade humana. * Conhecer as teorias do Desenvolvimento Humano, da concepção à morte. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.
Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2
Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6
Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.
Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).