Curso:
236 -
GESTÃO FINANCEIRA
Disc.: 02280 -
EMPREENDEDORISMO
|
Período: 2009B
|
|
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2008.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando Idéias em Negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.*
FILION, Louis Jacques; DOLABELA, Fernando (org). Boa Idéia! E Agora? Plano de negócios, o caminho seguro para criar e gerenciar sua empresa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2000.
* Livro texto (livro adotado na disciplina)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luisa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.
______. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.
______. A vez do Sonho. 2. ed. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2000.
FIALHO, Francisco Antonio Pereira; et al. Empreendedorismo na Era do Conhecimento. Florianópolis: Visual Books, 2006.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1999.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. 4. ed., São Paulo: Atlas, 2002.
EMENTA:
O Empreendedorismo e seus Conceitos. Motivos para Empreender. O Empreendedorismo em Âmbito Nacional. O Mercado e o Plano de Negócios.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1: O EMPREENDEDORISMO E SEUS CONCEITOS
1.1 Conceito de empreendedorismo
1.2 O processo empreendedor
1.3 A cultura empreendedora
1.4 Diferenças entre o empreendedor e o administrador
UNIDADE 2: MOTIVOS PARA EMPREENDER
2.1 Características dos empreendedores
2.2 Necessidades e oportunidades
2.3 Pensamento visionário, criatividade e intuição
2.4 Características do empreendedor
2.5 Os intra-empreendedores
UNIDADE 3: O EMPREENDEDORISMO EM AMBITO NACIONAL
3.1 O empreendedorismo no Brasil
3.2 Incubadoras de empresas
3.3 Franchising
3.4 O empreendedorismo nas escolas e universidades
UNIDADE 4: O MERCADO E O PLANO DE NEGÓCIOS
4.1 O mercado
4.2 Plano de negócios
4.3 Sumário executivo
4.4 A empresa
4.5 Plano de Marketing
4.6 Plano financeiro
OBJETIVOS:
Objetivo Geral
Investigar e entender a ação empreendedora concentrando-se nos seguintes processos: perfil e características do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades, validação de uma idéia e construção de um Plano de Negócios.
Objetivos Específicos
UNIDADE 1
- Analisar os diferentes conceitos de Empreendedorismo e suas relações com a geração de emprego e renda.
UNIDADE 2
- Evidenciar as principais características dos empreendedores e intra-empreendedores, assim como analisar o diferencial que os destacam no mercado.
UNIDADE 3
- Conhecer as origens do empreendedorismo no Brasil, assim como as condições para o seu desenvolvimento.
UNIDADE 4
- Reconhecer a importância de um Plano de Negócios para a concretização de uma idéia.
|
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Realização de atividades propostas, participação em fóruns e discussões, realização de prova presencial.
|
|