Plano de Ensino
Curso: 291 - HISTÓRIA  
Disc.: 02385 - ÉTICA E CIDADANIA
Período: 2021A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
RACHID, Alysson. Dominando ética. 2. São Paulo 2019
RACHID, Alysson. Dominando ética. São Paulo 2019
SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional. 10. Rio de Janeiro 2019

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
RAMAL, Andrea. Educação no Brasil um panorama do ensino na atualidade. Rio de Janeiro 2019
BARROS, Juliano Napoleão. Ética, transformação e liberdade. Presidente Prudente: Gráfica Cipola, 2019. 59 p. ISBN 978-85-92660-08-6.
MAQUIAVEL, Nicolau; CARUCCIO-CAPORALE, Antonio (Trad.). O príncipe. Porto Alegre: L&PM, 2019. 172 p. ISBN 978-85-254-3775-4.
BUTLER, Judith. Vida precária os poderes do luto e da violência. São Paulo 2019
PERISSÉ, Gabriel. Uma pedagogia do corpo. São Paulo 2020

EMENTA:
Conceito de ética. Do que trata a ética. Do que não trata a ética. A necessidade da ética. Ética e Cidadania.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE 1 – CONCEITOS BÁSICOS



1.1 O que é Ética?



1.2 Conceito de Ética e sua relação com a moral



1.3 Senso moral e consciência moral



1.4 O que saber “teoricamente” sobre Ética



1.5 Ética e Política



UNIDADE 2 – PRINCIPAIS CORRENTES ÉTICAS



2.1 Ética grega



2.2 Ética cristã medieval.



2.3 Ética moderna (século XV ao XIX)



2.4 Ética contemporânea



2.5 Exercícios Resolvidos



UNIDADE 3 – ÉTICA E MEIO AMBIENTE



3.1 Ética ambiental



3.2 Ética e bioética



3.3 Ética ambiental nas bolsas de valores



UNIDADE 4 – ÉTICA E CIDADANIA



4.1 Ética e política moderna e iluminismo



UNIDADE 5 – CÓDIGO DE ÉTICA



5.1 Conceito



5.2 Ética profissional



5.3 Ética empresarial



5.4 Princípios, valores e virtudes



OBJETIVOS:

Proporcionar ao(à) educando(a) formação humanística, despertando-o(a) para uma reflexão crítica de seu cotidiano, com a finalidade de sedimentar valores fundamentais para seu amadurecimento enquanto ser humano, cidadão(ã) e futuro(a) profissional.


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.

Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2

Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6

Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.

Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).