Plano de Ensino
Curso: 233 - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS  
Disc.: 03704 - DESENVOLVIMENTO GERENCIAL
Período: 2023A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ROSSI, JÉSSICA DE CÁSSIA ET AL. DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E LIDERANÇA. PORTO ALEGRE: SAGAH, 2021. 1 RECURSO ONLINE. ISBN 9786556901183.
PAPALIA, DIANE E. DESENVOLVIMENTO HUMANO. 14. PORTO ALEGRE ARTMED 2021 1 RECURSO ONLINE ISBN 9786558040132.
BARBIERI, UGO FRANCO. GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES A EVOLUÇÃO DO SER HUMANO NA VIDA E NA CARREIRA. SÃO PAULO 2014
EMERSON W. DIAS. CARREIRA: A ESSÊNCIA SOBRE A FORMA. EDITORA FREITAS BASTOS, 2022. 414 P. ISBN 9786556751030.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
HOFFMAN, REID; CASNOCHA, BEN; YEH, CHRIS. A ALIANÇA: GERENCIANDO TALENTOS NA ERA DAS REDES. RIO DE JANEIRO: ALTA BOOKS, 2022. 1 RECURSO ONLINE. ISBN 9786555203981.
CODA, ROBERTO. COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS. SÃO PAULO ATLAS 2016 1 RECURSO ONLINE ISBN 9788597008746.
NASCIMENTO, FRANCISCO CARLOS DO; BARRETO, MAURICIO DE SOUZA. ADMINISTRAÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS: ADQUIRIR COMPETÊNCIAS PARA UMA ALTA PERFORMANCE. RIO DE JANEIRO: ALTA BOOKS, 2022. 1 RECURSO ONLINE. ISBN 9786555201659.
SCHEIN, EDGAR H; SCHEIN, PETER. CULTURA ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA. 5. SÃO PAULO: ATLAS, 2022. 1 RECURSO ONLINE. ISBN 9786559773626.
TAKAHASHI, ADRIANA ROSELI WÜNSCH. COMPETÊNCIAS, APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO. EDITORA INTERSABERES, 2015. 264 P. ISBN 9788544302620.
BRANDÃO, HUGO PENA. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS. 2. RIO DE JANEIRO 2017

EMENTA:
Desenvolvimento Gerencial. Evolução da função gerencial. Habilidades gerenciais. Gerenciamento: metas, objetivos e plano de ação. Aprendizagem gerencial. Papel dos gerentes. Gerenciando pessoas. Processo da comunicação gerencial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1 DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

1.1 Conceitos básicos

1.2 Desenvolvimento gerencial como processo contínuo e permanente



2 EVOLUÇÃO DA FUNÇÃO GERENCIAL

2.1 Origens e evolução da gerência

2.2 Comportamentos gerenciais necessários



3 HABILIDADES GERENCIAIS

3.1 O sucesso gerencial e o desenvolvimento de habilidades

3.2 Avaliação do desempenho gerencial

3.3 Planejamento do desenvolvimento individual



4 GERENCIAMENTO: METAS, OBJETIVOS E PLANO DE AÇÃO

4.1 O papel do gerente na definição de metas e objetivos organizacionais

4.2 O plano de ação e as estratégias gerenciais



5 APRENDIZAGEM GERENCIAL

5.1 Fatores que influenciam no processo de aprendizagem

5.2 Categorias da aprendizagem gerencial

5.3 O Processo de aprendizagem gerencial

5.4 Programa de aprendizagem gerencial - PAG



6 PAPEL DOS GERENTES

6.1 As funções dos executivos

6.2 Níveis de administração

6.3 Habilidades gerenciais



7 GERENCIANDO PESSOAS

7.1 Gerenciar com liderança

7.2 Gerenciar pessoas com foco nos resultados

7.3 Dirigir pessoas



8 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO GERENCIAL

8.1 A comunicação dentro das organizações

8.2 Direção da comunicação gerencial

8.3 Comunicação não verbal nas organizações

8.4 Coerências entre a comunicação não verbal e a comunicação verbal



OBJETIVOS:

Objetivo geral

a) Oportunizar aos participantes um amplo conhecimento sobre desenvolvimento geral, bem como descrever os principais conceitos relacionados ao conteúdo, destacando a importância de se ter nas organizações gerentes com domínio do conhecimento teórico e prático das atividades que desenvolve para que obtenha vantagens competitivas.

b) Oferecer aos participantes uma abordagem de fácil entendimento sobre os principais aspectos do desenvolvimento gerencial.



Objetivos específicos

a) Conhecer os conceitos básicos relacionados ao desenvolvimento gerencial, enfatizando seu processo contínuo e permanente. Destacar a importância das pessoas talentosas nas organizações;

b) Apresentar a evolução do desenvolvimento gerencial, ressaltando seus principais conceitos. Compreender as formas de comportamentos gerenciais, bem como evidenciar os papéis gerenciais.

c) Analisar as habilidades necessárias que um gerente deve ter, assim como as áreas de concentração dessas habilidades. Destacar a importância da avaliação gerencial, suas finalidades e planejamento. Identificar o planejamento de desenvolvimento individual, a entrevista para o PDI e implantação do PDI;

d) Destacar a importância da definição das metas, objetivos e definição de ações gerenciais. Identificar as etapas necessárias para o estabelecimento das metas de um plano de ação gerencial. Apresentar um plano gerencial, estabelecendo metas e objetivos organizacionais;

e) Conceituar aprendizagem gerencial, bem como os fatores que influenciam o processo de aprendizagem gerencial. Comparar desenvolvimento gerencial de educação gerencial. Correlacionar o processo de aprendizagem gerencial e o programa de desenvolvimento gerencial;

f) Esclarecer a importância dos papéis gerenciais, relacionando as funções dos executivos e suas dimentões. Diferenciar gerentes de sucesso e gerentes eficazes. Destacando os níveis de administração e as habilidades gerenciais necessárias na gestão de equipe:

g) Enfatizar a responsabilidade de gerenciar pessoas com foco nos objetivos organizacionais. Ressaltar o gerenciamento das pessoas com foco nos resultados, ressaltando a importância do processo de dirigir as pessoas;

h) Conceituar processo de comunicação gerencial, evidenciando a importância da comunicação dentro das organizações. Analisar o processo de comunicação no interior das empresas.


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. 



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).