Plano de Ensino
Curso: 291 - HISTÓRIA  
Disc.: 03880 - HISTÓRIA MODERNA
Período: 2022B

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LOBO, Andréa Maria Carneiro; PORTELLA, José Roberto Braga. Percursos da História Moderna. Curitiba: InterSaberes, 2017.
MICELI, Paulo. História Moderna. São Paulo: Contexto, 2013.
MARQUES, Adhemar. BERUTTI, Flávio. FARIA, Ricardo. História Moderna através de textos. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BYINGTON, Elisa. Renascimento. O projeto do Renascimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009.
FALCON, Francisco José Calazans. Iluminismo. 4. ed. São Paulo: Ática, 2009.
SANTIAGO, Theo (org.). Do feudalismo ao capitalismo: uma discussão histórica. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
SELKE, Ricardo; BELLOS, Natália. História social e econômica moderna. Curitiba: InterSaberes, 2017.
STANGUE, Fábio. Tópicos de Filosofia Moderna. Curitiba: InterSaberes, 2016.

EMENTA:
- Introdução à Idade Moderna
- Absolutismo, Mercantilismo e Colonialismo
- Reformas religiosas
- Crise e revoluções liberais do século XVII
- Iluminismo
- Capitalismo e liberalismo
- Cotidiano e mentalidades

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade 1 - Introdução à Idade Moderna
1.1 O que é modernidade?
1.2 Transição entre feudalismo e capitalismo
1.3 Renascimento
1.4 Revolução científica

Unidade 2 - Absolutismo, Mercantilismo e Colonialismo
2.1 Formação dos Estados Nacionais Modernos e absolutismo
2.2 Mercantilismo
2.3 Colonialismo

Unidade 3 - Reformas religiosas
3.1 Contexto religioso da Europa ocidental
3.2 Reforma
3.3 Contra Reforma

Unidade 4 - Crise e revoluções liberais do século XVII
4.1 Crise do século XVII
4.2 Revolução Inglesa

Unidade 5 - Iluminismo
5.1 Contexto
5.1 O que foi o Iluminismo?
5.3 Iluministas

Unidade 6 - Capitalismo e liberalismo
6.1 Mudança de mentalidades
6.2 Características

Unidade 7 - Cotidiano e mentalidades
7.1 Cultura popular e cultura dominante
7.2 Crianças e mulheres
7.3 Perseguição à bruxaria
7.4 Apontamentos gerais


OBJETIVOS:
Compreender os processos históricos que envolveram a Europa ocidental e suas relações com outros continentes (com ênfase na América) entre os séculos XVI e XVIII e os impactos desse período na formação de uma nova configuração mundial.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).