BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
KELLER, Vicente; BASTOS, Cleverson Leite. Aprendendo lógica. 8. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. 143 p.
MORTARI, Cezar Augusto. Introdução à lógica. Franca, SP: Ed. UNESP, 2001. 390 p. ISBN 857139337-0.
CERQUEIRA, Luis Alberto; OLIVA, Alberto. Introdução à lógica. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, [1980]. 110 p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Cunha, da, M. O., (Orgs.), Machado, N. J. Lógica e linguagem cotidiana - Verdade, coerência, comunicação, argumentação. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582170854/
HEGENBERG, Leônidas. Lógica - O Cálculo Sentencial - Cálculo de Predicados e Cálculo com Igualdade, 3ª edição. [Minha Biblioteca]. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-309-4355-4/
SOARES, Edvaldo. Fundamentos de lógica: elementos de lógica formal e teoria de argumentação. São Paulo: Atlas, 2003. 187 p. ISBN 85-224-3470-0.
COPI, I. Introdução à logica.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. 5. ed. São Paulo, SP: Cortez Editora, 1999. 240 p. ISBN 85-249-0329-5.
EMENTA:
Introdução à Lógica. Simples apreensão. Juízos e proposições. Raciocínio e Argumentações.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO À LÓGICA
1.1 Noções Gerais
1.2 Breve Histórico da Lógica
1.3 Lógica Clássica
UNIDADE 2 – SIMPLES APREENSÃO
2.1 Descrição Fenomenológica do Processo de Formação das ideias
2.2 Propriedades das ideias
2.3 Termo, suas propriedades e as definições
UNIDADE 3 – JUÍZOS E PROPOSIÇÕES
3.1 Descrição fenomenológica do Juízo
3.2 Sentenças, Proposições e Enunciados
3.3 Tipos de Proposições
3.4 Notação Simbólica das Proposições
3.5 Oposições de Proposições
UNIDADE 4 – RACIOCÍNIO E ARGUMENTAÇÃO
4.1 Raciocínio
4.2 Argumentação, Inferência e Consequência
4.3 Silogismo Categórico
4.4 Silogismo Hipotético
4.5 Divisão do Silogismo
4.6 Dilema
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
Munir o acadêmico com os principais conceitos e as regras fundamentais da Lógica Menor que subsistem no raciocínio humano geral, propiciando o desenvolvimento mental necessário para o raciocínio filosófico. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Critérios para composição da Média Semestral:
Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.
Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2
Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6
Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.
Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).