Plano de Ensino
Curso: 294 - FILOSOFIA  
Disc.: 04680 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I
Período: 2022B

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
JAEGER, WERNER WILHELM. PAIDEIA: A FORMAÇÃO DO HOMEM GREGO. 5. ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2011. 1413 P. ISBN 978-85-7827-212-8.
SOUZA, JOSÉ CAVALCANTE DE (TEXTO E SUPERVISÃO). OS PRÉ-SOCRÁTICOS: FRAGMENTOS, DOXOGRAFIA E COMENTÁRIOS. 4. ED. SÃO PAULO: NOVA CULTURAL, 1989. 138 P. (OS PENSADORES).
OS PRÉ-SOCRÁTICOS: FRAGMENTOS, DOXOGRAFIA E COMENTÁRIOS. 2.ED. SÃO PAULO: ABRIL CULTURAL, 1978. 365 P.
REALE, GIOVANNI; ANTISERI, DARIO. HISTÓRIA DA FILOSOFIA: FILOSOFIA PAGÃ ANTIGA. 4.ED. SÃO PAULO, SP: PAULUS, 2009. 385 P. ISBN 978-85-349-1970-8.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário Mítico-Etmológico da Mitologia Grega. Rio de Janeiro: Vozes, 1991.
CIVITA, Vitor (Editor). Mitologia. Abril Cultural. (Vol. I, II, III).
GUTHRIE, W. K. C. Os Sofistas. Trad. João Rezende. São Paulo: Paulus, 1995.
Kirk, G.S.; Raven, J.E.; Schofield, M. Os Filósofos pré-socráticos: História crítica com seleção de textos. Lisboa.: Editora Calouste Gulbekian, 1994.
PLATAO. Diálogos: O Banquete; Fedon; Sofista; Político. São Paulo: Abril cultural, 1979.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e sociedade na Grécia antiga. 2ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.
VERNANT, J-P. As origens do pensamento grego. São Paulo: Difel, 1981.

EMENTA:
O que é mito? Os pensadores pré-socráticos. A sofística. Sócrates. Platão. Aristóteles: um transcurso histórico e biográfico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE 1 – O QUE É MITO?



1.1 A genealogia do mito



1.2 O mito na psicologia histórica



1.3 A função do mito



1.4 O mito como educação e ethos



1.5 Do mito à Filosofia



 



UNIDADE 2 – OS PENSADORES PRÉ-SOCRÁTICOS



2.1 Os Pensadores Cosmológicos



2.2 Os Pensadores Ontológicos



 



UNIDADE 3 – A SOFÍSTICA



 



UNIDADE 4 – SÓCRATES



4.1 Os “Dois” Sócrates



4.2 A Antropologia de Sócrates



4.3 Sobre virtude e moralidade



4.4 A Felicidade para Sócrates



4.5 A Condenação



4.6 A Dialética Socrática



4.7 “Eu Sei Que Nada Sei”



4.8 As Especificações da “Obra” Socrática



 



UNIDADE 5 – PLATÃO



5.1 Arístocles, vulgo “Platão”



5.2 Os Problemas Fundamentais na Obra Platônica



5.3 O Mito em Platão



5.4 A Ideia



5.5 O Metafísico



5.6 Como, então, conhecemos?



5.7 A Arte



5.8 A Antropologia de Platão



5.9 A Política em Platão



5.10 O “Mito da Caverna”



 



UNIDADE 6 – ARISTÓTELES: UM TRANSCURSO HISTÓRICO E BIOGRÁFICO



6.1 Aristóteles e um de seus sólidos trabalhos na Filosofia: a sistematização do saber



6.2 A Metafísica de Aristóteles



6.3 Física e a Questão do Movimento



6.4 A Ética



6.5 Política



6.6 Lógica



OBJETIVOS:
? Explicitar os elementos históricos que contextualizam o quadro da filosofia na Antiguidade.
? Delinear as principais vertentes e autores.
? Estudar trechos selecionados de clássicos filosóficos desta epocalidade.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).