Plano de Ensino
Curso: 294 - FILOSOFIA  
Disc.: 04692 - LÓGICA II
Período: 2023A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BISPO, CARLOS ALBERTO F. INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICA. SÃO PAULO 2013
DAGHLIAN, JACOB. LÓGICA E ÁLGEBRA DE BOOLE. 4. SÃO PAULO 1995
ABDALLA, SAMUEL LILÓ. RACIOCÍNIO LÓGICO PARA CONCURSOS. 2. SÃO PAULO 2018

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
LÓGICA. PORTO ALEGRE 2007
LÓGICA COMPUTACIONAL. PORTO ALEGRE SAGAH 2021 1 RECURSO ONLINE ISBN 9786556901343.
HEGENBERG, LEÔNIDAS. LÓGICA O CÁLCULO SETENCIAL. 3. RIO DE JANEIRO 2012
QUILELLI, PAULO. RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO PARA CONCURSOS. 3. SÃO PAULO 2015
VILLAR, BRUNO. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO FACILITADO. 5. RIO DE JANEIRO 2019

EMENTA:
Raciocínio Lógico Dedutivo. Operações lógicas. Operações com Conjuntos: Diagrama de Venn.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1 - RACIOCÍNIO LÓGICO E DEDUTIVO
1.1 Problemas e Desafios Lógicos
1.2 Metodologia
1.3 Problemas da Verdade e da Mentira

UNIDADE 2 - OPERAÇÕES LÓGICAS
2.1 Conceitos de Proposições e Valores Lógicos
2.2 Operações Lógicas sobre Proposições
2.3 Propriedades Algébricas das Proposições
2.4 Demonstrações das Propriedades

UNIDADE 3 - OPERAÇÕES COM CONJUNTOS - DIAGRAMA DE VENN
3.1 Histórico
3.2 Representações de Diagramas
3.3 Exemplos Resolvidos


OBJETIVOS:
OBJETIVO DA UNIDADE 1: Ensinar Matemática por meio de desafios despertando o interesse, a curiosidade e o raciocínio lógico. Desenvolver a criatividade, aumentando a atenção e a concentração do aluno.

OBJETIVO DA UNIDADE 2: Analisar argumentos com a correspondente reordenação de modo que essas informações passem a fazer sentido. Desenvolver no acadêmico a habilidade de entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas ou eventos fictícios. Deduzir novas informações a partir de relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.

OBJETIVO DA UNIDADE 3: Apresentar os diagramas de Venn com o intuito de facilitar as relações de união e intersecção entre conjuntos. Analisar simbolismos por meio do diagrama de Venn. Desenvolver no acadêmico a habilidade de entender a estrutura lógica de relações arbitrárias por meio do diagrama de Venn.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).