Plano de Ensino
Curso: 239 - SERVIÇO SOCIAL  
Disc.: 05307 - ECONOMIA POLÍTICA
Período: 2022B

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ARIENTI, Paatrícia F. Ferreira. Economia política internacional: um texto introdutório. Livro eletrônico. Curitiba: Intersaberes, 2017.
APORTES AO DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA. SÃO PAULO BLUCHER 2015 1 RECURSO ONLINE ISBN 9788580391237.
DAGOBERTO LIMA GODOY. ALÉM DO PORTÃO DA FÁBRICA : AÇÕES E PROPÓSITOS DO ATIVISMO POLÍTICO DOS INDUSTRIAIS GAÚCHOS, NAS DÉCADAS DA REESTRUTURAÇÃO POLÍTICA E SOCIOECONÔMICA DO RS E DO BRASIL. EDITORA EDUCS, 2019. 184 P. ISBN 9788570619754.
FERNANDO NOGUEIRA DA COSTA. MÉTODOS DE ANÁLISE ECONÔMICA. EDITORA CONTEXTO, 2018. 290 P. ISBN 9788552000785.
BRUM, ARGEMIRO JACOB. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO. 30. IJUÍ UNIJUÍ 2020 1 RECURSO ONLINE ISBN 9786586074468.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
VERA MARIA MASAGÃO RIBEIRO. ALFABETISMO E ATITUDES: PESQUISA COM JOVENS E ADULTOS. PAPIRUS EDITORA, 2021. 260 P. ISBN 978-65-5650-085-0.
MÁRIO ANDRÉ MACHADO CABRAL. A CONSTRUÇÃO DO ANTITRUSTE NO BRASIL: 1930-1964. EDITORA SINGULAR, 2020. 398 P. ISBN 9786586352160.
ORGANIZADOR LUIZ HENRIQUE MOURÃO MACHADO. ECONOMIA BRASILEIRA ? 2ª EDIÇÃO. EDITORA PEARSON, 2019. 227 P. ISBN 9788570160577.
LOURENÇA SANTIAGO RIBEIRO. TECNOLOGIA SOCIAL: CONCEITO E FUNDAMENTOS. CONTENTUS, 2020. 90 P. ISBN 9786557455548.
JACQUES ATTALI. A ECONOMIA DA VIDA: UMA PROPOSTA PARA POUPARMOS NOSSAS CRIANÇAS DE UMA PANDEMIA AOS 10 ANOS, UMA DITADURA AOS 20 E UMA CATÁSTROFE CLIMÁTICA AOS 30. VESTÍGIO EDITORA, 2021. 240 P. ISBN 9786586551273.
GIORNO, TAÍS DI. CAFÉ COOPERATIVO ECONOMIA COLABORATIVA, DIVERSIDADE E INOVAÇÃO: A TRÍADE DOS NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS. SÃO PAULO ALMEDINA BRASIL 2021 1 RECURSO ONLINE ISBN 9786587019253.
CARLOS MARCHIONATTI. COMO A ECONOMIA MUDA A SUA VIDA. EDITORA EDIPUC-RS, 2022. 32 P. ISBN 9786556232638.
DAYANNA DOS SANTOS COSTA MACIEL; FLÁVIA HELENA DE ALMEIDA SPIRLANDELI. MARKETING CULTURAL: DA CONSOLIDAÇÃO DE MARCAS À PROMOÇÃO DE ARTISTAS. EDITORA INTERSABERES, 2022. 229 P. ISBN 9786555174120.

EMENTA:
Noções gerais de economia e economia política. Política e os pensadores econômicos. Intervenção estatal na economia e políticas econômicas. Medidas das atividades econômicas. Economia política internacional e globalização.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1 – NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA E ECONOMIA POLÍTICA



1.1 Definições de Economia



1.2 Objeto da Economia – O problema da Escassez



1.3 Sistemas Econômicos e Modos de produção



1.4 Divisão do Estudo Econômico



1.5 Divisão da Economia



1.6 Os Recursos



1.7 Setores econômicos



1.8 Custo de oportunidade



1.9 O Mercado



1.10 Trabalho, Sociedade e Valor



UNIDADE 2 – ECONOMIA POLÍTICA E OS PENSADORES ECONÔMICOS



2.1 Escola Mercantilista



2.2 Escola Fisiocrata



2.3 Escola Clássica



2.4 Escola Neoclássica



2.5 Escola Marxista



2.6 Escola Keynesiana - Fiscalismo



2.7 Escola Schumpeteriana



2.8 Escola Monetarista



 



UNIDADE 3 – INTERVENÇÃO ESTATAL NA ECONOMIA E POLÍTICAS ECONÔMICAS



3.1 O papel do Estado na Economia e o Sistema Financeiro Nacional



3.2 Políticas econômicas



 



UNIDADE 4 – MEDIDAS DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS



4.1 Indicadores econômicos



4.2 Indicadores do setor externo



 



UNIDADE 5 – ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL E GLOBALIZAÇÃO.................. 47



5.1 Considerações iniciais



5.2 Globalização



5.3 Blocos/Agrupamentos econômicos



5.4 O Brasil e a globalização



5.5 Internacionalização das empresas



OBJETIVOS:

Apresentar os conceitos fundamentais de Economia Política e os sistemas econômicos. Apresentar os conceitos fundamentais e demonstrar a evolução do pensamento econômico e sua importância para a Economia Política. Apresentar os conceitos e o papel do Estado na economia. Demonstrar a importância das políticas econômicas para o mercado e seu desenvolvimento. Demonstrar por meio dos principais conceitos, a importância dos indicadores econômicos na criação de cenários para o mercado. Apresentar os conceitos e demonstrar a importância da Economia Política Internacional e o fenômeno da Globalização e os Blocos Econômicos no mundo.


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Avaliação



A UCDB Virtual acredita que avaliar é sinônimo de melhorar, isto é, a finalidade da avaliação é propiciar oportunidades de ação-reflexão que façam com que você possa aprofundar, refletir criticamente, relacionar ideias, etc.



A UCDB Virtual adota um sistema de avaliação continuada: além das provas no final de cada módulo (avaliação somativa), será considerado também o desem­penho do aluno ao longo de cada disciplina (avaliação formativa), mediante a realização das atividades. Todo o processo será avaliado, pois a aprendizagem é processual.



Para que se possa atingir o objetivo da avaliação forma­tiva, é necessário que as atividades sejam realizadas criteriosamente, atendendo ao que se pede e tentando sempre exemplificar e argumentar, procurando relacionar a teoria estu­dada com a prática.



As atividades devem ser enviadas dentro do prazo estabelecido no calendário de cada disciplina. As atividades enviadas fora do prazo serão aceitas nas seguintes condições:



• As atividades enviadas 7 dias após o vencimento do prazo serão corrigidas com a pontuação normal, isto é, sem penalização pelo atraso.



• Após os 7 dias, o professor aplicará um desconto de 50% sobre o valor da ati­vidade.



 



Critérios para composição da Média Semestral:



Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma:



Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6 Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final.



A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina. Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).