Plano de Ensino
Curso: 234 - MARKETING  
Disc.: 06300 - PROPAGANDA E PROMOÇÃO
Período: 2017B

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L.. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LAS CASAS, Alexandre L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2010.*
PAIXÃO, Márcia Valéria. Pesquisa e planejamento de marketing e propaganda. Curitiba: InterSaberes, 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BOONE, Louis E.; KURTZ, David L. Marketing contemporâneo. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
FERRELL, O. C.; HARTLINE. Michael D. Estratégia de marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
JUSTO, Domenico. Psicologia das cores em design de logo. 01 de julho de 2009. Disponível em: http://www.designontherocks.xpg.com.br/psicologia-das-cores-em-design-de-logo/
MAGALHÃES, Marcos Felipe. Planejamento de marketing: conhecer, decidir, agir. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
SKAS, Jeff. O Mp3 Player que quase acabou com uma empresa… 20 de março de 2011. Disponível em: http://www.themoon.com.br/blog/?p=3550

EMENTA:
Comunicação de marketing. Composto promocional. Planejamento da comunicação de marketing. Conceito e tipos de propaganda. Escolha de mídias. Conceito e níveis de promoção de vendas. Promoções de vendas no nível de clientes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. COMUNICAÇÃO DE MARKETING
1.1 Os 4 P’s e a comunicação
1.2 O processo de comunicação
1.3 O composto promocional
2. PLANEJANDO A COMUNICAÇÃO
2.1 Uma comunicação eficaz
3. PROPAGANDA
3.1 Conceito e tipologia
3.2 Escolha das mídias
3.3 Quanto às mensagens
3.4 A construção do anúncio
4. PROMOÇÃO DE VENDAS
4.1 Conceito e níveis
4.2 Principais promoções junto ao consumidor

OBJETIVOS:
Proporcionar aos acadêmicos subsídios para reflexão e debates sobre o tema comunicação em marketing e estimular-lhes a aplicação dos conceitos estudados ao contexto organizacional em que cada um está inserido.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Como instrumentos de avaliação serão utilizados atividades desenvolvidas no final de cada unidade e prova, no final da disciplina, com as atividades correspondendo a 30% da média e provas 70%.
A prova presencial tem peso 7,0 e as atividades virtuais têm peso 3,0. Portanto, para calcular a Média, o procedimento é o seguinte:
1. Multiplica-se o somatório das atividades por 0,30;
2. Multiplica-se a média das notas das provas por 0,70.