Plano de Ensino
Curso: 233 - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS  
Disc.: 06301 - LIDERANÇA
Período: 2022B

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Marinho, Robson M. Oliveira, Jayr Figueiredo. Liderança: uma questão de competência. São Paulo: Saraiva, 2006.
Testa, Jean-Pierre. Jérôme Lafargue, Virginie Tilhet-Coartet - Liderança. 1.ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2019
Bergamini, Ceci´lia Whitaker Lideranc¸a: administrac¸a~o do sentido. 2. ed. – Sa~o Paulo: Atlas, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Tajra, Sanmya Feitosa. Planejamento e lideranc¸a : conceitos, estrate´gicas e comportamento humano - 1. ed. -- Sa~o Paulo : E´rica, 2014.
Drummond, Virgi´nia Souza Confianc¸a e lideranc¸a nas organizac¸o~es. - Sa~o Paulo: Cengage Learning, 2007.
Gracioso, Luiz Francisco Lideranc¸a empresarial : compete^ncias que inspiram, influenciam e conquistam resultados. - Sa~o Paulo : Atlas, 2009.
Kuazaqui, Edmir (organizador). Lideranc¸a e criatividade em nego´cios -- Sa~o Paulo : Cengage Learning, 2006.
Liker, Jeffrey K. O modelo Toyota de lideranc¸a Lean [recurso eletro^nico] : como conquistar e manter a excele^ncia pelo desenvolvimento de lideranc¸as / Jeffrey K. Liker, Gary L. Convis ; traduc¸a~o: Raul Rubenich ; revisa~o te´cnica: Altair Flamarion Klippel ; consultoria e supervisa~o: Junico Antunes. – Dados eletro^nicos. – Porto Alegre : Bookman, 2013.

EMENTA:
Liderança em Teoria e Prática. Liderança: um processo de construção. Questões contemporâneas sobre liderança. Pessoas: a razão de ser da liderança. Liderança: Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável. O líder coaching. Conhecimento, informação e tecnologia: ferramentas indispensáveis para Liderança. Liderança: assumindo responsabilidades no trabalho em equipe. O líder e sua equipe: um caso de amor.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE 1 - LIDERANÇA - TEORIA E PRÁTICA



1.1 Principais conceitos de liderança



 1.2 Visão panorâmica das teorias de liderança



1.3 Teoria da liderança servidora



1.4 Liderança formal versus liderança moral



1.5 O que é liderar?



 1.6 Como identificar um líder



 1.7 As bases para a liderança eficaz



 1.8 Quebrando paradigmas na liderança



 UNIDADE 2 - QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE LIDERANÇA



 2.1 Confiança: a pedra fundamental da liderança



 2.2 Papéis contemporâneos da liderança



2.3 Encontrar e criar líderes eficazes



2.4 O líder, as pessoas e as organizações



 2.5 Líderes comprometendo pessoas



 2.6 Motivação e Liderança



 UNIDADE 3 - LIDERANÇA: RESPONSABILIDADE SOCIAL, EMPRESARIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL



 3.1 Liderança e responsabilidade social



 3.2 Liderança e desenvolvimento sustentável



 UNIDADE 4 - O LÍDER COACHING



 4.1 Conceitos básicos



4.2 Coaching: a interdependência, confiança e compromisso



 4.3 O que é e o que não é coaching.     



4.4 Etapas de um processo de coaching



 4.5 Mentoring e suas diferenças com o coaching



 UNIDADE 5 - CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA – FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA A LIDERANÇA



 5.1 Conhecimento: um tema polêmico



 5.2 Conceituação de gestão do conhecimento



 5.3 Relação entre gestão do conhecimento e ciência da informação



 UNIDADE 6 - O LÍDER E SUA EQUIPE: UM CASO DE AMOR



 6.1 Grupos versus equipes



 6.2 Estágios de desenvolvimento das equipes



 6.3 Vantagens e desvantagens para a liderança no trabalho em equipe



 6.4 Assumindo responsabilidades no trabalho em equipe



OBJETIVOS:

Objetivo Geral

Oportunizar aos participantes um amplo conhecimento sobre a liderança, seus conceitos, o papel dos líderes de equipe, as habilidades que o líder deve ter e cultivar, bem como apresentar as atitudes inerentes ao líder e comportamentos que o mesmo deve ter. Esclarecer a importância que o líder tem sobre os negócios da empresa e como a gestão do mesmo pode proporcionar lucratividade, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

Objetivos Específicos

UNIDADE 1

-Conhecer os conceitos de liderança e dar uma ampla visão sobre as principais teorias. Apresentar o que é uma liderança servidora. Esclarecer as diferenças entre a liderança formal e liderança moral.

UNIDADE 2

Informar aos participantes do estudo a principais abordagens contemporâneas sobre a liderança, bem como a importância do uso da confiança no processo de liderança. Descrever os papéis do líder contemporâneo e como encontrar e criar líderes eficazes.

UNIDADE 3

-Destacar a importância que têm as pessoas no processo da liderança. Como é o processo de interação entre o líder, as pessoas e a organização. Enfatizar a importância do comprometimento das pessoas no processo de liderança e descrever como o entendimento da hierarquia das necessidades influencia as pessoas líderes.

UNIDADE 4

- Conceituar o que é coaching, diferenciando com a liderança. As aplicações relacionadas com o coaching. Apresentar o que é e o que não é coaching. Descrever as etapas do processo de coaching. Relacionar as diferenças entre coaching e mentoring.

UNIDADE 5

- Enfatizar a importância do conhecimento, da informação e da tecnologia. Destacar a importância do conteúdo e como o líder contemporâneo de posse desse domínio pode obter vantagens competitivas na gestão dos negócios.

UNIDADE 6

-Apresentar as diferenças existentes entre grupo e equipe, como ocorre o estágio de desenvolvimento das equipes, a relação de liderança com o intragrupo e extragrupo. Refletir sobre como a influência emocional do líder afeta o resultado da equipe.


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas. Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2 Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6 Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais. Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina. Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).