Plano de Ensino
Curso: 233 - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS  
Disc.: 06302 - CLIMA ORGANIZACIONAL
Período: 2021A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
DIAS, Reinaldo. Cultura organizacional: construc¸a~o, consolidac¸a~o e mudanc¸as. Sa~o Paulo: Atlas, 2013.
FERREIRA, Patricia Itala. Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro : LTC, 2017.
CAMPOS, Dinael Corrêa de Atuando em psicologia do trabalho, psicologia organizacional e recursos humanos. 2. ed., revista e ampliada. - Rio de Janeiro : LTC, 2017.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CASTRO,Luciana .Psicologia organizacional. 2. ed., Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.
GIL, Antonio Carlos Gestão de pessoas: enfoque nos papéis estratégicos.2. ed., São Paulo: Atlas, 2019.
OLIVEIRA, Luciano Oliveira. Gestão Estratégica de Recursos Humanos. 2ªed., Porto Alegre, SAGAH,2017.
SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. Tradução Ailton Bomfim Brandão, São Paulo: Atlas, 2017
MARTINS, Estevão de Rezende. Cultura e Poder. 2ed. reve atualizada, São Paulo: Saraiva, 2017.

EMENTA:
Interface entre clima e cultura organizacional Tipos de clima organizacional. Clima Organizacional e inovação. Gestão do Clima Organizacional. Pesquisa sobre Clima Organizacional. Dimensões, fatores e variáveis utilizadas na aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional. Modelos de Pesquisa de Clima Organizacional. A aplicação da pesquisa de clima organizacional

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Conteúdo Programático - Sumário



UNIDADE 1 – INTERFACE ENTRE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL



1.1 A relação de Cultura Organizacional com Clima Organizacional.



 1.2 Tipologias de Cultura Organizacional



1.3 Manifestação da Cultura Organizacional



1.4 Impacto da Cultura Organizacional no comportamento.



 1.5 Fatores que influenciam a Cultura Organizacional



 UNIDADE 2 – CLIMA ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO



 2.1 Conceito de Clima Organizacional



 2.2 Tipos de Clima Organizacional



 2.3 Confiança: a pedra fundamental da liderança



 UNIDADE 3 – GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL.



 3.1 Clima Organizacional – Abordagens



 3.2 Etapas para monitoramento do clima organizacional



 3.3 Importância da pesquisa para o processo de gestão



 3.4 Benefícios da pesquisa para a organização



 UNIDADE 4 – MODELOS DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL



 4.1 Fatores passíveis de avaliação na pesquisa



 4.2 Modelos de Pesquisa



 4.3 Aplicação do Modelo de Levering e o guia Você S/A Exame “As Melhores Empresas para Você Trabalhar do Brasil”



 UNIDADE 5 – APLICAÇÃO DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL



 5.1 Plano



5.2 Objetivos



5.3 O diagnóstico



5.4 Técnicas de Pesquisa de Clima Organizacional



 5.5 Análise dos dados coletados.



 5.6 Apresentação de propostas



OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades e aprimorar conhecimentos sobre os principais fatores, variáveis e dimensões que influenciam o ambiente empresarial.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2. Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = (7 + 5) / 2 = 6.



Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina. Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = (6 + 5) / 2 = 5,5 (Aprovado).