Plano de Ensino
Curso: 294 - FILOSOFIA  
Disc.: 06368 - HISTORIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL
Período: 2017B

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
COSTA, Sérgio Paulo Muniz. Idade Média: mil anos no presente. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. (Biblioteca Virtual Universitária).
CARVALHO, Cibele. História Medieval. Curitiba: InterSaberes, 2016. (Biblioteca Virtual Universitária).    
AQUINO, Tomás. O Ente e a Essência. Petrópolis: Vozes, 2014. (Biblioteca Virtual Universitária).    

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MARCONDES, Danilo JAPIASSU, Hilton. Dicionário Básico de Filosofia. Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro. 2001. Disponível em: < http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAdxQAG/dicionario-basico-filosofia>. Acesso em: 22 Abr.2017.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dário. História da Filosofia: Patrística e Escolástica. Vol. 2. São Paulo: Paulus, 2005 Disponível em: < https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2012/04/reale-g-antiseri-d-historia-da-filosofia-vol-2.pdf >. Acesso em: 22 Abr. 2017.
GOFF LE, Jacques. Heróis e Maravilhas da Idade Média. Petrópolis: Vozes, 2008. (Biblioteca Virtual Universitária).    
GESSINGER, Rafael Koerig. A Coragem Segundo Tomás De Aquino . Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. (Biblioteca Virtual Universitária).   
LEITE JUNIOR , Pedro Gilberto da Silva. Santo Agostinho: Reflexões e Estudos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.

EMENTA:
O pensamento medieval como problema historiográfico e filosófico. Principais temas da filosofia medieval em seu contexto original.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. CONTEXTO HISTORIOGRÁFICO
a. Introdução: fontes; interpretações; início da Idade Média; periodizações.
b. O Livro na Idade Media e o contexto da Universidade

2. ALTA IDADE MEDIA
a. Santo Agostinho, Bispo de Hipona
b. Severino Boecio e a transição para a alta Idade Media
c. João Escoto Erígena

3. Algumas grandes escolas
a. Santo Anselmo de Cantuária
b. Pedro Abelardo – Sua Lógica e os Universais
c. São Boaventura de Bagnoreggio
d. São Tomás de Aquino
e. Judaísmo medieval: Maimônides
f. Islamismo medieval: A Falsafa

4. A Filosofia na Baixa Idade Média
a. Guilherme de Ockham
b. Nicolau de Cusa

OBJETIVOS:
-Analisar os temas essenciais e os personagens que constituiram o pensamento filosófico medieval
- Habilitar o discente teoricamente para a leitura das obras dos filósofos medievais.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A UCDB Virtual acredita que avaliar é sinônimo de melhorar, isto é, a finalidade da avaliação é propiciar oportunidades de ação-reflexão que façam com que você possa aprofundar, refletir criticamente, relacionar ideias, etc.
A UCDB Virtual adota um sistema de avaliação continuada: além das provas no final de cada módulo (avaliação somativa), será considerado também o desem¬penho do aluno ao longo de cada disciplina (avaliação formativa), mediante a realização das atividades. Todo o processo será avaliado, pois a aprendizagem é processual.
Para que possa se atingir o objetivo da avaliação forma¬tiva, é necessário que as atividades sejam realizadas criteriosamente, atendendo ao que se pede e tentando sempre exemplificar e argumentar, procurando relacionar a teoria estu¬dada com a prática.
As atividades devem ser enviadas dentro do prazo estabelecido no calendário de cada disciplina. As atividades enviadas fora do prazo serão aceitas nas seguintes condições:
• As atividades enviadas 7 dias após o vencimento do prazo serão corrigidas com a pontuação normal, isto é, sem penalização pelo atraso.
• Após os 7 dias, o professor aplicará um desconto de 50% sobre o valor da ati-vidade.

Critérios para composição da Média Semestral:
Para fazer a Média Semestral, leva-se em conta o desempenho atingido na avalia-ção formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s).
Antes do lançamento desta nota final, o professor divulgará a média de cada aluno, e os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 poderão ainda fazer a Segunda Chamada.
Após a Segunda Chamada, o professor já fará o lançamento definitivo da Média Semestral.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame. A média entre a nota do Exame e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.