Plano de Ensino
Curso: 294 - FILOSOFIA  
Disc.: 06376 - HISTORIA DA FILOSOFIA MODERNA II
Período: 2022B

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FERREIRA, FABIO L. HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA.
MARCONDES, DANILO. INICIAÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA: DOS PRÉ-SOCRÁTICOS A WITGENSTEIN. 9. ED. RIO DE JANEIRO, RJ: JORGE ZAHAR, 2005. 298 P. ISBN 85-7110-405-0.
STANGUE, FÁBIO. TÓPICOS DE FILOSOFIA MODERNA.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
DUDLEY, W. Idealismo alemão. Petrópolis: Vozes, 2013.
SILVA, R. A. de. Caminhos da filosofia. Curitiba: Intersaberes, 2017.
NIETZSCHE, F. Assim falava Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. 2.ed. Petróplis: Vozes, 2014.
MANN, T. Pensadores Modernos. Freud, Nietzsche, Wagner e Schopenhauer.

EMENTA:
Idealismo Alemão: Kant e Hegel. Romantismo do séc. XIX: Schopenhauer e Kierkegaard. Os Mestres da Suspeita: Marx, Nietzsche e Freud.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE 1 – IDEALISMO ALEMÃO: KANT E HEGEL

1.1 Immanuel Kant (1724-1804)

1.2 Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831)



UNIDADE 2 – ROMANTISMO DO SÉC. XIX: SCHOPENHAUER E KIERKEGAARD

2.1 Arthur Schopenhauer (1788-1860)

2.2 Sören Kierkergaard (1813-1855)



UNIDADE 3 – OS MESTRES DA SUSPEITA: MARX, NIETZSCHE E FREUD

3.1 Karl Marx (1818-1883)

3.2 Friedrich Nietzsche (1844-1900)

3.3 A crítica de Sigmund Freud (1856-1939)



OBJETIVOS:

Objetivo Geral

Compreender os elementos históricos que contextualizam a Filosofia na Modernidade, delineando as principais vertentes e autores. Analisar trechos selecionados de clássicos filosóficos desta época.


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

A UCDB Virtual acredita que avaliar é sinônimo de melhorar, isto é, a finalidade da avaliação é propiciar oportunidades de ação-reflexão que façam com que você possa aprofundar, refletir criticamente, relacionar ideias, etc.





A UCDB Virtual adota um sistema de avaliação continuada: além das provas no final de cada módulo (avaliação somativa), será considerado também o desempenho do aluno ao longo de cada disciplina (avaliação formativa), mediante a realização das atividades. Todo o processo será avaliado, pois a aprendizagem é processual.





Para que possa se atingir o objetivo da avaliação formativa, é necessário que as atividades sejam realizadas criteriosamente, atendendo ao que se pede e tentando sempre exemplificar e argumentar, procurando relacionar a teoria estudada com a prática.

As atividades devem ser enviadas dentro do prazo estabelecido no calendário de cada disciplina. As atividades enviadas fora do prazo serão aceitas nas seguintes condições:

• As atividades enviadas 7 dias após o vencimento do prazo serão corrigidas com a pontuação normal, isto é, sem penalização pelo atraso.

• Após os 7 dias, o professor aplicará um desconto de 50% sobre o valor da ati-vidade.



Critérios para composição da Média Semestral:



Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. 



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais. Após a Segunda Chamada, será feito o lançamento definitivo da Média Semestral.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado)