BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
BATENSON, E. K.; HOFFMAN, D. Marketing de Serviços. Porto Alegre: Bookman, 2001.*
CHURCHILL, Gilbert A. PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.
COBRA, Marcos. Marketing de Serviços. São Paulo: Cobra. 2001.
* Livro Texto (Livro adotado na disciplina)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. São Paulo: Cobra, 2003.
DILLARD, Dudley. A teoria econômica de John Maynard Keynes. São Paulo: Pioneira, 1986.
DRUCKER, Peter. A administração na próxima sociedade. São Paulo: Nobel, 2002.
FITZSIMMONS, James A.; MONA, J. Administração de Serviços. Porto Alegre: Bookman, 2000.
GRONROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
KANITZ, Stephen. Preparadas para servir. Revista Veja, n.1850, 2004.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip; HAYES, Thomas; BLOOM, Paul N. Marketing de serviços profissionais. São Paulo: Manole, 2002.
LAS CASAS, Alexandre L. Marketing de Serviços. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
EMENTA:
Visão contemporânea de marketing. Marketing de serviços no mundo. Varejo e serviços: conceitos, similaridades e mudanças. Determinação de preços no varejo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Conteúdo Programático - Sumário
UNIDADE 1: UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA DO MARKETING
1.1 O processo de marketing
1.2 Visão abrangente do marketing de serviços e sua evolução
UNIDADE 2: MARKETING DE SERVIÇOS NO MUNDO
2.1 Introdução
2.2 A mudança de hábito do consumidor
2.3 O crescimento da economia após o serviço
2.4 As empresas e o marketing de serviços
UNIDADE 3: VAREJO E SERVIÇOS: CONCEITOS, SIMILARIDADES E MUDANÇAS
3.1 Novos Formatos de Varejo
3.2 Fusões, aquisições e tendências no Varejo
UNIDADE 4: DETERMINAÇÃO DE PREÇOS NO VAREJO
4.1 Formação de Preços
4.2 Administração do preço
4.3 Preço versus qualidade
4.4 Métodos de determinação de preços
OBJETIVOS:
Desenvolver os conceitos básicos de marketing de serviços e varejo de modo a propiciar ao aluno elementos para análise das tendências de preço no mercado atual. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
De acordo com o padrão da Ucdb Virtual