Plano de Ensino
Curso: 233 - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS  
Disc.: 06473 - GESTÃO DE BENEFICIOS
Período: 2022B

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: Princípios e Tendências. 2.ed. Saraiva.
GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2006. 307 p. ISBN 8522429529.
CHIAVENATO, IDALBERTO. REMUNERAÇÃO, BENEFÍCIOS E RELAÇÕES DE TRABALHO COMO RETER TALENTOS NA ORGANIZAÇÃO. 7. SÃO PAULO 2015

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GRAMSCI, Antonio. Escritos politicos.
HERZBERG, Frederick. ?O conceito de higiene como motivação e os problemas do potencial humano de trabalho de trabalho?
OLIVEIRA, Aristeu de. Manual de Salários e benefícios. São Paulo: Atlas, 2006.
RIBEIRO, Antonio de Lima. Teoria da Administração. São Paulo: Saraiva 2003.
MASLOW, D. Motivation and Personality. New York: [s.I]

EMENTA:
Administração. Benefícios sociais e retenção de talentos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1: ORIGENS DOS BENEFÍCIOS SOCIAIS
1.1. Objetivos dos benefícios sociais
1.2. Tipos de benefícios sociais
1.3. Classificação dos benefícios
1.3.1. Quanto à sua existência legal
1.3.2. Quanto à sua natureza
1.3.3. Quanto a seus objetivos
1.4. Critérios para elaboração dos planos de benefícios sociais
1.5. Flexibilidade dos benefícios
2.1 UNIDADE 2: PACOTE DE BENEFÍCIOS SOCIAIS E SERVIÇOS
2.1 Assistência médica hospitalar e odontológica
2.2 Programa de alimentação do trabalhador
2.3 Auxílio educação
2.4 Salário família
2.5 Salário maternidade
2.6 Auxílio doença
2.7 Auxílio acidente
2.8 Transporte
UNIDADE 3: SEGURO DE VIDA E DE ACIDENTES PESSOAIS
3.1. Previdência complementar (privada)
UCDB VIRTUAL

3.2. Programa de participação nos lucros e resultados
UNIDADE 4: RELAÇÕES TRABALHISTAS
5.1. Legislação do trabalho
5.2 Benefícios sociais para reduzir encargos sociais
5.3 Ergonomia
5.4. Benefícios como ferramentas para reter talentos


OBJETIVOS:
Apresentar a gestão de benefícios como ferramenta para melhorar a qualidade de vida no trabalho e na empresa e, com isso, reter talentos nas organizações.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.





Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2

Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6





Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.





Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.





Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado)