BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: Princípios e Tendências. 2.ed. Saraiva.
GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2006. 307 p. ISBN 8522429529.
RIBEIRO, Antonio de Lima. Teorias da administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 154 p. ISBN 85-02-03813-3..
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ALVES, Rubem. As melhores crônicas de Rubem Alves. São Paulo: Papirus, 2008
ARAUJO, Ane. Coach: um parceiro para o seu sucesso. 3. ed. São Paulo: Gente, 1999.
FRANCA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2007.
RIBEIRO, Antonio de Lima. Teoria da Administração. São Paulo: Saraiva 2003.
SOUZA Carlos Rodolfo. Gestão de desempenho. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
EMENTA:
Gestão de desempenho. Avaliação de desempenho. Método de avaliação. Coach. Tomada de decisão
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
1.1. Evolução da avaliação de desempenho
1.2. Objetivos da gestão de desempenho
UNIDADE 2: IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE DESEMPENHO
2.1. Gestão de desempenho e sua importância para o mundo empresarial
2.2. Fatores que influenciam o desempenho no trabalho
2.3. Indicadores de Desempenho
UNIDADE 3: COACH
3.1 O Coach como alternativa ao desenvolvimento humano e organizacional
3.2 Finalidades do Coach
3.3 Quando se deve usar o Coach
UNIDADE 4: MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
4.1 Métodos tradicionais
4.2 Avaliação 360 graus
4.3 Avaliação de desempenho por competências
4.4 Balanced Scorecard
UNIDADE 5: GESTÃO DE DESEMPENHO E TOMADA DE DECISÃO
5.1 Como fazer uma boa avaliação de desempenho
5.2 Gestão de desempenho: uma gestão estratégica que proporciona informações importantes para tomada decisões
OBJETIVOS:
Apresentar o conceito de gestão de desempenho, sua importância para o sucesso organizacional, assim como as ferramentas de avaliações. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.
Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2. Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = (7 + 5) / 2 = 6.
Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina. Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = (6 + 5) / 2 = 5,5 (Aprovado)