Plano de Ensino
Curso: 239 - SERVIÇO SOCIAL  
Disc.: 07179 - GÊNERO E SERVIÇO SOCIAL
Período: 2023A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
DE CARVALHO, ANA PAULA COMIN ; WEISHEIMER, NILSON; MEINERZ, NÁDIA ELISA; ALLEBRANDT, DÉBORA; SALAINI, CRISTIAN JOBI. DESIGUALDADES DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA.
MIRANDA, SHIRLEY APARECIDA DE. DIVERSIDADE E AÇÕES AFIRMATIVAS COMBATENDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS. SÃO PAULO 2010
VASCONCELOS, ANA MARIA DE. ASSISTENTE SOCIAL NA LUTA DE CLASSES, A/O. SÃO PAULO 2015

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BARROSO, PRISCILA FARFAN. ESTUDOS CULTURAIS E ANTROPOLÓGICOS. PORTO ALEGRE 2018
FÁTIMA SILVA DE FREITAS. A FAMÍLIA E SEUS ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS.
STREY, MARLENE NEVES; MÜHLEN, BRUNA KRIMBERG VON. CAMINHOS DE HOMENS: GÊNERO E MOVIMENTOS.
BEZERRA, VANESSA. GÊNERO E SERVIÇO SOCIAL DESAFIOS A UMA ABORDAGEM CRÍTICA. SÃO PAULO 2015
LAKATOS, EVA MARIA. SOCIOLOGIA GERAL. 8. RIO DE JANEIRO 2019
CASSAB, LATIF. ÉTICA PROFISSIONAL NO SERVIÇO SOCIAL.

EMENTA:
O caráter estrutural das relações entre o patriarcado e suas interconexões com as relações de gêneros, étnicas e de classe. O debate contemporâneo sobre relações de gênero, étnicas e diversidade sexual. Identidade e subjetividade: desigualdades sociais e as políticas públicas. O profissional do Serviço Social.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE 1 - O CARÁTER ESTRUTURAL DAS RELAÇÕES ENTRE O PATRIARCADO E SUAS

INTERCONEXÕES COM AS RELAÇÕES DE GÊNEROS, ÉTNICAS E DE CLASSE

1.1 Gênero

1.2 Etnia

1.3 Classe

1.4 Patriarcado como estrutura de poder

1.5 O caráter estrutural das interconexões entre patriarcado, gênero, étnica e classe





UNIDADE 2 – O DEBATE CONTEMPORÂNEO SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICAS E

DIVERSIDADE SEXUAL

2.1 Feminismo e suas vertentes

2.2 Violência e as relações étnicas, de gênero e de diversidade





UNIDADE 3 - IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE: DESIGUALDADES SOCIAIS E AS POLÍTICAS

PÚBLICAS

3.1 Identidades e subjetividades

3.2 Desigualdades sociais e relações de gênero e as políticas públicas (políticas afirmativas)

3.3 Assédio moral e sexual





UNIDADE 4 - O PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL

4.1 O papel social reservado às mulheres

4.2 O/A Assistente Social no combate ao preconceito de gênero, etnia e classe



OBJETIVOS:

Objetivo Geral

Formar um profissional apto para desenvolver novas competências a fim de responder às necessidades emergentes das questões de gênero.





Objetivos Específicos

Contribuir para uma intervenção profissional comprometida com a defesa da garantia de direitos e com as lutas coletivas de enfrentamento ao racismo e de suas múltiplas expressões na vida social;

Proporcionar novos e específicos conhecimentos sobre gênero e Serviço Social;

Levar o discente a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político no que tange às questões de gênero;

Identificar as principais características das desigualdades sociais e de gênero do país, diante das políticas públicas;

Refletir acerca da relação entre gênero e a importância do profissional de Serviço Social no combate ao preconceito;


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).