BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
DE CARVALHO, ANA PAULA COMIN ; WEISHEIMER, NILSON; MEINERZ, NÁDIA ELISA; ALLEBRANDT, DÉBORA; SALAINI, CRISTIAN JOBI. DESIGUALDADES DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA.
MIRANDA, SHIRLEY APARECIDA DE. DIVERSIDADE E AÇÕES AFIRMATIVAS COMBATENDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS. SÃO PAULO 2010
VASCONCELOS, ANA MARIA DE. ASSISTENTE SOCIAL NA LUTA DE CLASSES, A/O. SÃO PAULO 2015
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BARROSO, PRISCILA FARFAN. ESTUDOS CULTURAIS E ANTROPOLÓGICOS. PORTO ALEGRE 2018
FÁTIMA SILVA DE FREITAS. A FAMÍLIA E SEUS ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS.
STREY, MARLENE NEVES; MÜHLEN, BRUNA KRIMBERG VON. CAMINHOS DE HOMENS: GÊNERO E MOVIMENTOS.
BEZERRA, VANESSA. GÊNERO E SERVIÇO SOCIAL DESAFIOS A UMA ABORDAGEM CRÍTICA. SÃO PAULO 2015
LAKATOS, EVA MARIA. SOCIOLOGIA GERAL. 8. RIO DE JANEIRO 2019
CASSAB, LATIF. ÉTICA PROFISSIONAL NO SERVIÇO SOCIAL.
EMENTA:
O caráter estrutural das relações entre o patriarcado e suas interconexões com as relações de gêneros, étnicas e de classe. O debate contemporâneo sobre relações de gênero, étnicas e diversidade sexual. Identidade e subjetividade: desigualdades sociais e as políticas públicas. O profissional do Serviço Social.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1 - O CARÁTER ESTRUTURAL DAS RELAÇÕES ENTRE O PATRIARCADO E SUAS
INTERCONEXÕES COM AS RELAÇÕES DE GÊNEROS, ÉTNICAS E DE CLASSE
1.1 Gênero
1.2 Etnia
1.3 Classe
1.4 Patriarcado como estrutura de poder
1.5 O caráter estrutural das interconexões entre patriarcado, gênero, étnica e classe
UNIDADE 2 – O DEBATE CONTEMPORÂNEO SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICAS E
DIVERSIDADE SEXUAL
2.1 Feminismo e suas vertentes
2.2 Violência e as relações étnicas, de gênero e de diversidade
UNIDADE 3 - IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE: DESIGUALDADES SOCIAIS E AS POLÍTICAS
PÚBLICAS
3.1 Identidades e subjetividades
3.2 Desigualdades sociais e relações de gênero e as políticas públicas (políticas afirmativas)
3.3 Assédio moral e sexual
UNIDADE 4 - O PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
4.1 O papel social reservado às mulheres
4.2 O/A Assistente Social no combate ao preconceito de gênero, etnia e classe
OBJETIVOS:
Objetivo Geral
Formar um profissional apto para desenvolver novas competências a fim de responder às necessidades emergentes das questões de gênero.
Objetivos Específicos
Contribuir para uma intervenção profissional comprometida com a defesa da garantia de direitos e com as lutas coletivas de enfrentamento ao racismo e de suas múltiplas expressões na vida social;
Proporcionar novos e específicos conhecimentos sobre gênero e Serviço Social;
Levar o discente a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político no que tange às questões de gênero;
Identificar as principais características das desigualdades sociais e de gênero do país, diante das políticas públicas;
Refletir acerca da relação entre gênero e a importância do profissional de Serviço Social no combate ao preconceito; |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.
Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2
Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6
Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.
Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).