BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
BARROS, JOSÉ D´ASSUNÇÃO. A EXPANSÃO DA HISTÓRIA. EDITORA VOZES, 2013. 240 P. ISBN 9788532645340.
JOSÉ DASSUNÇÃO BARROS. A FONTE HISTÓRICA E SEU LUGAR DE PRODUÇÃO. EDITORA VOZES, 2020. 21 P. ISBN 9788532664938.
ANTONIO FONTOURA. A HISTÓRIA E OS DIAS: A HISTORICIDADE DO COTIDIANO E O PROTAGONISMO DOS INDIVÍDUOS. EDITORA INTERSABERES, 2020. 329 P. ISBN 9786555177251.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
JOSÉ D´ASSUNÇÃO BARROS. CAMPO DA HISTÓRIA (O) - ESPECIALIDADES E ABORDAGENS. EDITORA VOZES, 2011. 224 P. ISBN 9788532630094.
TANIA REGINA DE LUCA; CARLA BASSANEZI PINSKY. O HISTORIADOR E SUAS FONTES. EDITORA CONTEXTO, 2009. 338 P. ISBN 9788572444514.
ROGÉRIO ROSA RODRIGUES. POSSIBILIDADES DE PESQUISA EM HISTÓRIA. EDITORA CONTEXTO, 2017. 274 P. ISBN 9788552000044.
MUNIAGURRIA, LORENA AVELLAR DE; ZOREK, BRUNO DE MACEDO. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS HISTORIOGRÁFICOS. EDITORA INTERSABERES, 2017. 216 P. ISBN 9788559725339.
JOSÉ DASSUNÇÃO BARROS. TEORIA DA HISTÓRIA VOL. V. EDITORA VOZES, 2012. 418 P. ISBN 9788532644022.
EMENTA:
As origens antigas ou pré-modernas
Concepções da História
Escola dos Annales
Novas abordagens
O estudo da História e as fontes históricas.
Tarefa do Historiador
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1 – AS ORIGENS ANTIGAS OU PRÉ-MODERNAS
1.1 Conceitos básicos
1.2 Antes da invenção da teoria e da história
1.3 Os gregos e a história
UNIDADE 2 – CONCEPÇÕES DA HISTÓRIA
2.1 Positivismo
2.2 Historicismo
2.3 Marxismo
UNIDADE 3 – ESCOLA DOS ANNALES
3.1 Surgimento e contexto histórico
3.2 Primeira geração dos Annales
3.3 Segunda Geração dos Annales – Fernand Braudel
3.4 Terceira Geração dos Annales
UNIDADE 4 – NOVAS ABORDAGENS
4.1 História-problema
4.2 Interdisciplinaridade
4.3 Dimensões e abordagens da história
4.4 Abordagens historiográficas
UNIDADE 5 – O ESTUDOD A HISTÓRIA E AS FONTES HISTÓRICAS
5.1 As fontes históricas
5.2 Fontes documentais
5.3 Fontes orais
5.4 Fontes audiovisuais
5.5 Fontes arqueológicas
5.6 Fontes impressas
5.7 Fontes biográficas
UNIDADE 6 – TAREFA DO HISTORIADOR
6.1 O historiador e seu ofício
OBJETIVOS:
Colaborar com o educando na construção do conhecimento histórico. Compreender os paradigmas da História, por meio, do estudo de diversas concepções. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.
Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2
Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6
Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.
Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).