Plano de Ensino
Curso: 294 - FILOSOFIA  
Disc.: 07345 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA II
Período: 2023A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
TAVARES, Renata. NOYAMA, Samon. Textos Clássicos de Filosofia Antiga. Curitiba: InterSaberes, 2017.
SILVA, Roseane Almeida da. Caminhos da Filosofia. Curitiba, Intersaberes, 2017.
Sêneca. Edificar-se para a Morte. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Sêneca. Tratado sobre a Clemência. Petrópolis, RJ: Vozes de Bolso, 2017.
DAVID, João Maria Thereza. Tópicos de História Antiga Oriental. Curitiba, InterSaberes, 2013.
EYLER, Flávia Maria Schlee. História Antiga Grécia e Roma. Petrópolis, RJ: Voze; Rio de Janeiro, RJ, PUC RIO, 2014.
POLESI, Reginaldo. Ética Antiga e Medieval. Curitib: InterSaberes, 2014.
SILVA, Lorena Pantaleão da. Antiguidade Clássica: Grécia, Roma e seus reflexos nos dias atuais. Curitiba: InterSaberes, 2017.

EMENTA:
Helenismo. Filosofia Helenística. Filosofia Helenística Romana. As influências da Filosofia Antiga na Atualidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE 01 - HELENISMO

1.1 Problema historiográfico

1.2 Correntes e periodização: para além da ideia de decadência

1.3 Uma filosofia impura



UNIDADE 02 - FILOSOFIA HELENÍSTICA

2.1 A helenização

2.2 O cinismo

2.3 O epicurismo

2.4 O estoicismo

2.5 O ceticismo



UNIDADE 03 - FILOSOFIA HELENÍSTICA ROMANA

3.1 A filosofia judaico-helênica

3.2 A filosofia judaico-helênica cristã



UNIDADE 04 - AS INFLUÊNCIAS DA FILOSOFIA NA ANTIGUIDADE

4.1 Lugar e horizonte da filosofia antiga hoje



OBJETIVOS:

Objetivo Geral:  



- Explicitar os elementos históricos que contextualizam a Filosofia no fim da Antiguidade Clássica;



- Delineaar as principais vertentes e autores do período chamado Helenismo (grego e romano);



- Refletir, em linhas gerais e crítica, sobre a interpretação feita do fim da Antiguidade Clássica como decadente.


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Critérios para composição da Média Semestral:



Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).