BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
VV.AA. As religiões que o mundo esqueceu. São Paulo: Contexto, 2009.
KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo. Belo Horizonte: Autentica, 2007.
MANSOLDO, A. Educação Ambiental na perspectiva da ecologia integral. Belo Horizonte: Autentica, 2016.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BOMBASSARO, L. C. Giordano Bruno. Educs, 2013.
BRUNO, G. Castiçal. Educs, 2013.
NAUROSKI, Everson Araujo. Entre a fé a razão: Deus, o homem e o mundo na filosofia medieval. Curitiba: Intersaberes, 2017
PONDE, L. F. Contra um mundo melhor. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2017.
Schutz, Alfred. A construção significativa do mundo social. Petrópolis: Vozes, 2019.
EMENTA:
Conceito de Cosmologia, as questões que envolvem o Problema Cosmológico e as diversas concepções Gregas do mundo. Visão cosmológica de Platão apresentada no livro O Timeu e outras concepções que influenciaram o ocidente. Os principais elementos que compunham a Cosmologia Medieval e a transição para a perspectiva moderna. Visão Moderna de mundo, com ênfase ao heliocentrismo e as consequentes transformações na visão Aristotélica do mundo. Novas descobertas científicas que consolidaram a visão heliocêntrica e o impacto que elas causaram na Cosmologia.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1 - COSMOLOGIA E COSMOLOGIA GREGA
1. O que é Cosmologia?
1.2 A visão Cosmológica dos Gregos
1.3 A visão Cosmológica dos Jônios
1.4 Os Eleata
1.5 O universo segundo Pitágoras
UNIDADE 2 - NOÇÕES DE COSMOLOGIA GREGA
2.1 Platão e o livro "Timaeus?
2.2 Eudoxo de Cnido
2.3 Aristóteles
2.4 Claúdio Ptolomeu
UNIDADE 3 - NOÇÕES DE COSMOLOGIA MEDIEVAL
3.1 Boécio (480-524 d.C.)
Raimundo Lúlio (1232-1316)
3.3 Santo Tomás de Aquino e a Cosmologia (1221-1274)
3.4 Dante Alighieri (1265-1321)
UNIDADE 4 - NOÇÕES DE COSMOLOGIA MODERNA
4.1 Nicolau Copérnico (1473-1543 d.C.): o vislumbre do Heliocentrismo
4.2 Johannes Kepler (1571-1630)
4.3 Galileu Galilei (1564-1642)
4.4 Isaac Newton (1643-1727)
UNIDADE 5 -GRANDES DESCOBERTAS E SEUS IMPACTOS NO MUNDO
5.1 Giovanni Domenico Cassini?(1625-1712)
5.2 Ole Roemer (1644-1710)
5.3 Otto von Guericke (1602-1686)
5.4 Isaac Newton (1642-1727)
5.5 Pierre Simon Laplace (1749-1827)
5.6 A Origem Universo: Big Bang
5.7 Possíveis fins para o Universo: Big Crunch
5.8 O telescópio Hubble e a visão atual do mundo
OBJETIVOS:
Analisar a problemática Cosmológica, apresentando algumas concepções e os principais pensadores que influenciaram a Filosofia e se debruçaram sobre esse tema. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Critérios para composição da Média Semestral:
Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.
Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2
Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6
Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.
Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).