Plano de Ensino
Curso: 294 - FILOSOFIA  
Disc.: 07349 - HERMENÊUTICA
Período: 2023A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
STEIN, Ernildo. Aproximações sobre hermenêutica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. 110 p. (Filosofia 40).
COSTA, Leandro Sousa; CAMARGO, Leonardo Nunes. Filosofia hermenêutica.
GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em retrospectiva. Petrópolis: Vozes, 2009 479 p. ISBN 978-85-326-3834-2.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 15.ed. Petrópolis: Vozes, Bragança Paulista: Ed. Universitária São Francisco, 2016. 631 p. (Pensamento humano). ISBN 978-85-326-1787-3.
GRONDIN, Jean. Introdução a hermeneutica filosofica. Sco leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1999. 336p ISBN 857431020-94.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa (Portugal): Publicação Dom Quixote, 1990. 350 p. ISBN 972-20-0811-0.
PASCUCCI, Francesco. Doutrina christã. São Paulo, SP: Ave Maria, 1935. (Biblioteca do Instituto Superior Sedes Sapientiae).
ZEFERINO, Jefferson. Teologia e hermenêutica: uma aproximação.

EMENTA:
O que é Hermenêutica. Idade Antiga e Média: Origem da Consciência Hermenêutica. Hermenêutica de Matriz Filológico-Históricas. Hermenêutica e Ciências do Espírito. Hermenêuticas Ontológicas. Hermenêutica e Epistemologia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1 - O QUE É HERMENÊUTICA?
1.1 A origem mitológica da Hermenêutica
1.2 Significados da Hermenêutica
1.3 Aplicação e relevância da Hermenêutica

UNIDADE 2 - IDADE ANTIGA E MÉDIA: ORIGEM DA CONSCIÊNCIA
HERMENÊUTICA
2.1 A origem clássica da Hermenêutica
2.2 A exegese bíblica da Escola de Alexandria
2.3 A interpretação bíblica medieval

UNIDADE 3 - HERMENÊUTICAS DE MATRIZ FILOLÓGICO-HISTÓRICAS
3.1 Hermenêutica na Reforma
3.2 Hermenêuticas universais do Renascimento e da Modernidade
3.3 Hermenêutica pietista - Francke e Rambach

UNIDADE 4 - HERMENÊUTICA E CIÊNCIAS DO ESPÍRITO
4.1 Hermenêutica romântica
4.2 Hermenêutica historiscista

UNIDADE 5 - HERMENÊUTICAS ONTOLÓGICAS
5.1 Heidegger e o giro existencial da hermenêutica
5.2 Ontologia e linguagem na Hermenêutica de Gadamer
5.3 A Hermenêutica da desconstrução de Derrida

UNIDADE 6 - HERMENÊUTICA E EPISTEMOLOGIA
6.1 A ?Hermenêutica metódica? de Betti
6.2 O enxerto da Hermenêutica na Fenomenologia em Ricoeur
6.3 Hermenêutica e crítica das ideologias em Apel e Habermas
6.4 A Hermenêutica pós-moderna: Rorty e Vattimo


OBJETIVOS:
- Compreender os vários aspectos da Hermenêutica: suas origens, seus campos e sua aplicação atual.
- Analisar os primórdios do problema hermenêutico, desde a Grécia antiga até a exegese bíblica típica do período medieval.
- Compreender o pensamento hermenêutico na Modernidade (do começo da Reforma até o Pietismo) para identificar seu acento filológico e histórico.
- Analisar como a hermenêutica foi concebida no Romantismo (Schleiermacher) até sua assunção como o método próprio das Ciências do Espírito no século XIX (por Dilthey).
- Compreender o viés ontológico do pensamento hermenêutico do século XX.
- Compreender o pensamento hermenêutico de viés epistemológico do século XX após Heidegger e Gadamer

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Critérios para composição da Média Semestral:



Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).