Plano de Ensino
Curso: 294 - FILOSOFIA  
Disc.: 07380 - ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA I
Período: 2019A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
OLIVEIRA, Ranieri Carli de. Antropologia Filosófica [livro eletrônico] Curitiba: InterSaberes, 2012. (Série Estudos de Filosofia)
GOMES, Mércio Pereira. Antropologia hiperdialética: ciência do homem, filosofia da cultura. São Paulo: Contexto, 2011
FERREIRA, Fábio. História da Filosofia Moderna. [livro eletrônico] Curitiba: InterSaberes, 2015. (Série Estudos de Filosofia)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CARLI, Ranieri. Antropologia Filosófica. São Paulo: IBPEX, 2009. Disponível em:
SERRÃO, Adriana Veríssimo. A humanidade da razão. Fundação Calouste Gulbenkian, 1999. Disponível em:
CASSIRER, Ernest. Antropologia Filosófica. Introducción a una Filosofía de la cultura. México: Fondo de cultura económica, 1968. Disponível em:
STEIN, Ernildo. Da Analítica da linguagem à Antropologia Filosófica. Filosofazer. Passo Fundo, n. 33, jul./dez. 2008, p. 11-17. Disponível em:
VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia Filosófica. São Paulo: Loyola, 2004. Disponível em:

EMENTA:
Antropologia filosófica: uma introdução. A noção de homem no período clássico. A noção de homem na idade média. A noção de homem moderna de homem. A antropologia na filosofia contemporânea.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Unidade 01. Antropologia filosófica: uma introdução.



Unidade 02. A noção de homem no período clássico.



Unidade 03. A noção de homem na idade média.



Unidade 04. A noção de homem moderna de homem.



Unidade 05. A antropologia na filosofia contemporânea.



OBJETIVOS:

O objetivo da disciplina é:



1. Ajudar o aluno a investigar os grandes problemas do ser humano, procurando respostas racionais a respeito da sua natureza, sua origem, seu valor e seu significado.



2. Apresentar ao aluno do curso de graduação em Filosofia tanto a problemática epistemológica e sistemática da ? Antropologia Filosófica? em sua inter-relação com as Ciências Humanas quanto uma visão histórica das concepções filosóficas paradigmáticas acerca do ser humano.



3. Propor uma reflexão introdutória da autocompreensão humana na condição de questão filosófica. A questão do ser humano no contexto de pensamento filosófico ocidental a partir de suas principais abordagens e teorizações.



4. Mostrar ao aluno a utilidade prática destes temas no exercício da profissão de filósofo


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas. Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2 Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na(s) prova(s): MS = 7 + 5 / 2 = 6 Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais e/ou a Segunda Chamada. Após a Segunda Chamada, será feito o lançamento definitivo da Média Semestral. Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina. Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado)