BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
Lima, Andréia Saraiva. Introdução ao Serviço Social
Rodrigues, Viviane Maria. Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social I e II
Santos, Géssika Mayara dos; Scheifler, Anderson Barbosa. Fundamentos históricos teóricos e metodológicos do serviço social- Projeto ético político
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
VASCONCELOS, ANA MARIA DE. Assistente Social na luta de classes-projeto ético político e mediações políticos práticas
LOWY, Michael. Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. 15ª ed. São Paulo: Cortez, 2002. 112 p.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 326 p.
FALEIROS, Vicente de Paula. Saber profissional e poder institucional. 5. ed. São Paulo: Editora Cortez, 1997. 159 p.
LIMA, Daniela Alves de. Introdução ao Serviço Social. São Paulo: Pearson, 2014
OLIVEIRA, Valdecir Claudinei. Fundamentos históricos e metodológicos do Serviço Social I. São Paulo: Pearson, 2015.
EMENTA:
I. O Serviço Social Hoje; II. Antecedentes Históricos e Politico-Ideológicos do Surgimento do Serviço Social; e III. Institucionalização da Assistência no Contexto Capitalista.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL
1.1 O que é Serviço Social
1.2 História do Curso de Serviço Social e sua evolução no Brasil
1.3 Projeto Ético-Político da profissão
1.4 Diferença entre prática e práxis no Serviço Social
1.5 Conceito da Instrumentalidade do Serviço Social
1.6 A Assistência Social enquanto Política Pública
UNIDADE 2 - SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA
2.1 Constituição e ascensão do capitalismo monopolista
2.2 Serviço Social no Brasil
2.3 Serviço Social no Chile
2.4 A Escola do Peru
2.5 Surgimento do Serviço Social nos Estados Unidos e na Europa
UNIDADE 3 - INSTITUICIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NO CONTEXTO CAPITALISTA
3.1 O Capitalismo e a questão social
3.2 Situação da classe trabalhadora
3.3 As primeiras organizações sociais
3.4 O surgimento da assistência
UNIDADE 4 - ORGANIZAÇÃO CIENTÍFICA E POLÍTICA DA CATEGORIA
4.1 Conselho Federal de Serviço Social - CFESS e Conselho Regional de Serviço Social --CRESS
4.2 Espaço de Atuação Profissional do Serviço Social: Comissões mais comuns no Conjunto CDFESS/ CRESS
4.3 Diretrizes Curriculares do Serviço Social
OBJETIVOS:
Formar profissionais que, embasados nos conhecimentos históricos, políticos e conjunturais da gênese da profissão, possam desenvolver uma ação teórico-metodológica competente, responsável e comprometida com o projeto ético-político profissional. Conhecer a profissão que se propõe abraçar. Ser capaz de identificar os passos teórico-metodológicos da ação profissional. Ser capaz de reconhecer os antecedentes históricos e político-ideológicos do surgimento do Serviço Social. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Critérios para composição da Média Semestral:
Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.
Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2
Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6
Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.
Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).