Plano de Ensino
Curso: 239 - SERVIÇO SOCIAL  
Disc.: 07450 - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL
Período: 2023A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Kohan, Walter. Sócrates & a Educação - O enigma da filosofia
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia
BENSON, Hugh H. e colaboradores. Platão
FRANCIS WHEEN. O CAPITAL DE MARX

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ALVES, MARCIA OLIVEIRA. FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL: DA ORIGEM AOS DIAS ATUAIS
ALVES MARCIA OLIVEIRA. DESAFIOS HISTÓRICOS DO SERVIÇO SOCIAL
OLIVEIRA, VALDEIR. FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I
MARCONDES. D; FRANCO.I. A FILOSOFIA. O QUE É ? PARA QUE SERVE?
JAPIASSÚ. H; MARCONDES. D. DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA
NORRIS. C. EPISTEMOLOGIA CONCEITOS- CHAVE EM FILOSOFIA

EMENTA:
Caracterização e estudo dos clássicos da filosofia, as correntes filosóficas e suas influências no serviço social, estudo das principais vertentes para o Serviço Social e os aspectos ontológicos no Serviço Social.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. CARACTERIZAÇÃO E ESTUDO DOS CLÁSSICOS DA FILOSOFIA
1.1 . Caracterização da filosofia e de seus significados.
1.2. Os filósofos gregos: Sócrates , Platão e Aristóteles
1.3 O processo de desenvolvimento epistemológico e as bases para o Serviço Social

2. CORRENTES FILOSÓFICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO SERVIÇO SOCIAL
3.1. Neotomismo
3.2. Positivismo
3.3. Neopositivismo
3.4 Estruturalismo

3. AS PRINCIPAIS VERTENTES NO SERVIÇO SOCIAL E SUAS INFLUÊNCIAS

3.1 Conceituação da fenomenologia e o Serviço Social
3.2 Caracterização do Marxismo
3.3 Conceituação de Materialismo histórico
3.4 Materialismo dialético e o Serviço Social
4. ASPECTOS ONTOLÓGICOS NO SERVIÇO SOCIAL
4.1 Conceito de ontologia
4.2 Fundamentos Ontológicos do Serviço Social


OBJETIVOS:
A proposta da disciplina Antecedentes Históricos do Serviço Social é mostrar de forma explicativa a gênese do Serviço Social, seu contexto histórico. Buscando a compreensão das mudanças nessa trajetória até a contemporaneidade. Neste cenário, serão discutidos os seguintes assuntos:
Introdução ao Serviço Social;
O surgimento do Serviço Social na América Latina;
será apresentada a instituição da assistência no contexto capitalista, onde estudaremos a questão social no cenário do serviço social;
Diretrizes curriculares de seu curso.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Critérios para composição da Média Semestral:



Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).