BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
Scheifler, Anderson Barbosa; Clos, Michelle Bertoglio; Lima. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social.
Augustinho, Aline Michele Nascimento. Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social
DORETO, Daniella Tech; SANTOS, Géssika Mayara dos Sant. Estratégias e técnicas em Serviço Social II
SILVA, A. P. da. A. INSTRUMENTALIDADE E INSTRUMENTAIS TÉCNICOS DO SERVIÇO SOCIAL.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MEIRELLES, G. A. L. de. SERVIÇO SOCIAL E A QUESTÃO SOCIAL: DAS ORIGENS À CONTEMPORANEIDADE
RODRIGUES. V.M;AZEVEDO.V.L.S.de;SCHEIFLER.A.B;SANTOS.G.M dos; BARROS.J.de M.FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I E II
Scheifler, Anderson Barbosa; Clos, Michelle Bertoglio; Lima. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III E IV
ALVES, MARCIA OLIVEIRA. DESAFIOS HISTÓRICOS DO SERVIÇO SOCIAL
GUERRA. Y. A NSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL
FRANCO. A. A. de. P; MELÃO. M. J. R; DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: A PSICOLOGIA E O SERVIÇO SOCIAL NAS PRÁTICAS JUDICIÁRIAS
EMENTA:
I. Teoria moderna do Serviço Social. Postura teórico metodológica do Serviço Social. Exigências atuais na formação profissional.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1 – SIGNIFICADO DOS TERMOS EMERGENTES PARA A COMPREENSÃO METODOLÓGICA DO SERVIÇO SOCIAL
1.1 Pragmatismo
1.2 Reformismo social
1.3 Cientificismo
1.4 Concepções tradicionais do Serviço Social nos aspectos teórico-metodológicos
UNIDADE 2 - POSTURA TEÓRICO-METODOLÓGICA DO SERVIÇO SOCIAL
2.1 Concepção teórico-metodológica do Serviço Social
2.2 Método, teoria e a questão epistemológica do Serviço Social
UNIDADE 3 - SERVIÇO SOCIAL E A INTERDISCIPLINARIDADE: EXIGÊNCIAS ATUAIS
3.1 Trabalho em Equipe Multiprofissional
3.2 Desafios emergentes na atualidade
OBJETIVOS:
Compreender o processo teórico-metodológico e assim explicitar o aspecto epistemológico do Serviço Social.
Entender sobre a importancia da interdisciplinaridade no Serviço Social |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Critérios para composição da Média Semestral:
Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.
Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2
Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6
Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.
Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).