BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
BRASIL. Lei n. 4.121, de 27 de agosto de 1962. Estatuto da Mulher Casada. Dispõe sobre a situação jurídica da mulher casada. 1962.
BRAUNER, Maria Cláudia Crespo; ALDROVANDI, Andrea. Adoção no Brasil: aspectos evolutivos do instituto no direito de família. In: JURIS, Rio Grande do Sul, 15:7 - 35, 2010.
LIMA, Rita de Lourdes. Diversidade, identidade de gênero e religião: algumas reflexões. EM PAUTA, Rio de Janeiro (RJ) v. 9, n. 28, p. 165-182, Dez. 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CAFURE, Bruna Lemes. Uma visão analítico-comportamental do uso de cocaína. Universitas Humanas, Brasília, v. 12, n. 1-2, p. 109-117, jan./dez. 2015.
BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu (26), p. 329-376, janeiro-junho de 2006.
BRAGA, Andréa Luiza Curralinho et. al. Perspectiva de atuação do assistente social na defesa do acesso à moradia e sua relação com o direito à cidade. s/d.
COGOY, Eliana Mourgues; SOARES, Jéssica Degrandi. Serviço Social e Mídia: inovações de espaços ocupacionais nos processos de trabalho. Londrina PR, Junho de 2015.
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. Reflexões a partir da psicologia sócio-histórica sobre a categoria consciência. Cadernos de Pesquisa, n. 110, p. 125-142, julho/2000.
EMENTA:
Serviço Social, Cultura, Religião e Sociedade. Serviço Social e Meio Familiar Serviço Social e Tecnologias. Serviço Social e Processo de Urbanização.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1 – SERVIÇO SOCIAL, CULTURA, RELIGIÃO E SOCIEDADE
1.1 Diversidade cultural
1.2 Adicção
1.3 Suicídio
1.4 Diversidade Religiosa
UNIDADE 2 – SERVIÇO SOCIAL E MEIO FAMILIAR
2.1 Novas composições familiares
2.2 Direito Reprodutivo
2.3 Destituição do Poder Familiar e Adoção
2.4 Gravidez na adolescência
UNIDADE 3 – SERVIÇO SOCIAL E TECNOLOGIAS
3.1 Mídias
3.2 Inovações tecnológicas
UNIDADE 4 – SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
4.1 Acessibilidade urbana
4.2 Saneamento básico
4.3 Comércio e consumo
OBJETIVOS:
Analisar temas da atualidade que se relacionam com a atuação do Serviço Social na contemporaneidade. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Critérios para composição da Média Semestral:
Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.
Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2
Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6
Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.
Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).