Plano de Ensino
Curso: 239 - SERVIÇO SOCIAL  
Disc.: 07459 - PESQUISA NO SERVIÇO SOCIAL
Período: 2022B

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CASARIM, H. C. S. Pesquisa Científica: da teoria à pratica, Curitiba, PR: Intersaberes, 2012.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração. 4. ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2014.
DESLANDES, S. F. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 34. ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2015.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
DIEHL, A. A. Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo, SP: Prentice Hall, 2004.
FAZENDA, I. E. A. Interdisciplinaridade na Pesquisa Científica. Campinas, SP: Papirus Editora, 2017.
BORDIN, E. B. Planejamento em Serviço Social. Curitiba, PR: Intersaberes, 2018.
LAGO M. C. S. Genero e Pesquisa em Psicologia Social. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, 2008.
CASSAB, L. org. Ética Profssional no Serviço Social. Curitiba: Intersaberes, 2018.

EMENTA:
A pesquisa e as questões éticas. Abordagem quantitativa em pesquisa. Abordagem qualitativa em pesquisa. Tipos de pesquisa. Tipos de Pesquisa na Área Social.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 



UNIDADE I – INTRODUÇÃO À PESQUISA E QUESTÕES ÉTICAS



1.1 Introdução à pesquisa



1.2 Ética na pesquisa com seres humanos



1.3 O uso da fotografia em pesquisa



 



UNIDADE II – ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA EM PESQUISA



2.1 Pesquisa quantitativa e a estatística aplicada à pesquisa em Serviço Social



2.2 A análise de dados na pesquisa qualitativa



 



UNIDADE III – TIPOS DE PESQUISA



3.1 Pesquisa Exploratória



3.2 Pesquisa Explicativa



3.3 Pesquisa Descritiva



3.4 Pesquisa Histórica



3.5. Pesquisa Correlacional



3.6. Pesquisa Causal-Comparativa



3.7. Pesquisa Etnográfica



3.8. Pesquisa Bibliográfica



3.9. Pesquisa Documental



3.10. Pesquisa de Campo



UNIDADE IV – TIPOS DE PESQUISA NA ÁREA SOCIAL



4.1 Pesquisa Social



4.2 Pesquisa-Ação



4.3 Pesquisa Participante



4.4 Observação Participante



4.5 História Oral



OBJETIVOS:

- Compreender os fundamentos da pesquisa e a ética na pesquisa,



- Apresentar os tipos de abordagem, os tipos de pesquisa de modo geral e na área social.


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Critérios para composição da Média Semestral:



Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).