Plano de Ensino
Curso: 239 - SERVIÇO SOCIAL  
Disc.: 07462 - MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS
Período: 2023A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
DIAS, REINALDO. CIÊNCIA POLÍTICA. 2. SÃO PAULO 2013
NABYLLA FIORI DE LIMA. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE.
LIMA, EDYANE SILVA. CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA PERSPECTIVA DO SERVIÇO SOCIAL.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
AFFONSO, LIGIA MARIA FONSECA. MOBILIZAÇÃO SOCIAL. PORTO ALEGRE 2018
SOLANGE MARIA PIMENTEL. MOVIMENTOS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS: DEBATES CONTEMPORÂNEOS.
MOVIMENTOS SOCIAIS E MOBILIZAÇÃO SOCIAL. PORTO ALEGRE 2018
HENRIQUES, MÁRCIO SIMEONE. COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL NA PRÁTICA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA. SÃO PAULO 2010
BARROS, LAURA MENDES AMANDO DES. PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E FOMENTO NOS CONSELHOS DELIBERATIVOS. SÃO PAULO 2015

EMENTA:
Aspectos Teóricos e Históricos dos Movimentos Sociais. Cidadania e Políticas Sociais. O Processo Educativo do Movimento Social no Contexto da América Latina. As Tendências Contemporâneas dos Movimentos Sociais Brasileiros.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE 1 - ASPECTOS TEORICOS E HISTÓRICOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

1.1 A luta de classes

1.2 Movimentos sociais

1.3 As teorias sobre ações coletivas

1.4 As questões brasileiras





UNIDADE 2 - CIDADANIA E POLÍTICAS SOCIAIS

2.1 O conceito de cidadania

2.2 A relação entre movimentos sociais e cidadania no Brasil

2.3 Movimento social: a luta por direitos

2.4 O Estado e as políticas sociais





UNIDADE 3 - O PROCESSO EDUCATIVO DO MOVIMENTO SOCIAL NO CONTEXTO DA AMÉRICA

LATINA

3.1 Os movimentos sociais como atores no processo educativo

3.2 A educação formal e não formal na caminhada dos movimentos sociais

3.3 Espaço do novo associativismo



UNIDADE 4 - AS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS

4.1 A conjuntura dos movimentos populares nos anos 1990

4.2 O neoliberalismo influenciando as ações sociais

4.3 As ações coletivas.



OBJETIVOS:

Promover o conhecimento do movimento das ações das classes subalternas, reconstruindo sua composição e posição no processo produtivo; de suas condições de vida e de trabalho; de suas formas de manifestação social, cultural, ética e política; de suas formas de luta e de organização; de suas aspirações e práticas de resistência.


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).