BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
BAGATIN, S. B. Comportamento humano nas organizações. Curitiba: Ulbra, 2008.
CHIAVENATO, I. Desempenho humano nas empresas. Como desenhar cargos e avaliar o desempenho. São Paulo: Atlas, 2001.
CHIAVENATO, I. Administração de Recursos Humanos: Fundamentos Básicos. São Paulo: Manole, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
FERNANDO, L. Evolução do pensamento administrativo. Curitiba; Ulbra, 2007.
KNAPIK, J. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba: IBPEX, 2006.
Coutinho M.C. org. Psicologia Social do Trabalho. Petropolis, RJ: Vozes, 2017.
Robbins, Stephen P., Comportamento Organizacional. Tradução Técnica Reynaldo Marcondes - 11. ed. - São Paulo, 2005.
CHIAVENATO, I., Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. Barueri, SP: Manole, 2009.
EMENTA:
As teorias organizacionais e os modelos gerenciais na organização do trabalho e nas políticas sociais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1 - TEORIA DA CONTINGÊNCIA E O TRABALHO SOCIAL
1.1 A abordagem contingencial
1.2 Modelos contingenciais de motivação de Vroom e Lawler
UNIDADE 2 - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO:CIENTÍFICA, CLÁSSICA, RELAÇÕES HUMANAS E NEOCLÁSSICA
2.1 Teoria Científica da administração
2.2 Teoria Clássica da administração
2.3 Teoria das Relações Humanas
2.4 Teoria Neoclássica da Administração
UNIDADE 3 - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: ESTRUTURALISTA, COMPORTAMENTAL E MATEMÁTICA
3.1 Teoria Estruturalista da Administração
3.2 Teoria Comportamental da Administração
3.3 Teoria Matemática da Administração
UNIDADE 4 - A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NAS ÁREAS DE GESTÃO E PLANEJAMENTO
4.1 A formação do/a assistente social
4.2 A postura ética do/a assistente social
4.3 O trabalho em equipe nas organizações
4.4 Atribuições e competências do/a Assistente Social
4.5 Atuação do Assistente Social nas áreas de Gestão e Planejamento
OBJETIVOS:
- Conhecer as principais teorias organizacionais e a organização do trabalho inseridas na área da administração.
- Compreender o trabalho do profissional de Serviço Social nas áreas de gestão e planejamento. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Critérios para composição da Média Semestral:
Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.
Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2
Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6
Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.
Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).