BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL.
SANTOS, NILZA PINHEIRO DOS; BONALUME, BRUNA CAROLINA; OLIVEIRA, ISABEL CRISTINA GIGLIOLI DE. SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL: DA FORMAÇÃO AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.
SOUZA, DANIELE GRACIANE DE. POLÍTICAS SOCIAIS SETORIAIS E OS DESAFIOS PARA O SERVIÇO SOCIAL.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
SECCHI, LEONARDO. ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS, RECOMENDAÇÃO DE SOLUÇÕES. SÃO PAULO 2016
BRAVO, MARIA INÊS SOUZA. ASSESSORIA, CONSULTORIA & SERVIÇO SOCIAL. SÃO PAULO 2010
SANDRA APARECIDA SILVA DOS SANTOS. PRA´TICA DE ESTA´GIO: AVALIAC¸A~O DO PROJETO DE INTERVENC¸A~O (SERVIC¸O SOCIAL).
PACCHIONI, MARGARETH MARIA. ESTÁGIO E SUPERVISÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. LORENA: STILIANO, 2000. 160 P. ISBN 85-86633-54-2.
SANDRA APARECIDA SILVA DOS SANTOS. PRA´TICA DE ESTA´GIO: RELATO´RIO FINAL.
CASSAB, LATIF. ÉTICA PROFISSIONAL NO SERVIÇO SOCIAL.
EMENTA:
O Estágio Supervisionado no curso de Serviço Social. Desenvolvimento de habilidades no estágio supervisionado. Supervisão Acadêmica. A Instrumentalidade do Estágio Supervisionado I
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1 – O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
1.1 Estágio: O que é?
1.2 A Importância do Estágio Supervisionado no Serviço Social
1.3 Os princípios norteadores do estágio supervisionado em Serviço Social
UNIDADE 2 – DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COM A SISTEMATIZAÇÃO DO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
2.1 A produção sobre o estágio na formação profissional: um movimento dialético entre teoria e prática
2.2 Desenvolvimento de habilidades com a sistematização do Estágio Supervisionado
2.3 Identidade e Postura Profissional
UNIDADE 3 – SUPERVISÃO ACADÊMICA
3.1 O funcionamento do Estágio Supervisionado I
3.2 O Supervisor de Campo
3.3 Os locais de Estágio
UNIDADE 4 – INSTRUMENTALIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
4.1 Diagnóstico Institucional
4.2 Diário de Campo
4.3 Modelos dos instrumentos do Estágio Supervisionado I
OBJETIVOS:
Oportunizar ao acadêmico a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, científico e prático de sua formação. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A UCDB Virtual acredita que avaliar é sinônimo de melhorar, isto é, a finalidade da avaliação é propiciar oportunidades de ação-reflexão que façam com que você possa aprofundar, refletir criticamente, relacionar ideias, etc.
A média semestral desta disciplina será calculada somando a nota atingida em cada uma das atividades. Será considerado aprovado o aluno que atingir nota igual ou superior a 7,0.