Curso:
239 -
SERVIÇO SOCIAL
Disc.: 07478 -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL I
|
Período: 2023A
|
|
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
Cervo, Amado Luis; Bervian, Pedro Alcino; Silva, Roberto da. Metodologia Científica - 6ª edição. Editora Pearson, 2013
CASARIN, Helen de Castro Silva; CASARIN, Samuel José. Pesquisa Científica: da teoria à prática. Editora Intersaberes, 2019
Castro, Claudio de Moura. A Prática da Pesquisa - 2ª edição. Editora Pearson, 2013
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA E NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
Guia [de] elaboração de trabalhos acadêmicos / Rose Suellen Lisboa (org.). — 2. ed., rev., ampl. e atual. — Belém : Universidade Federal do Pará, Biblioteca Central, 2019
ntro Universitário Salesiano de São Paulo C397g Guia para elaboração de trabalhos acadêmicos / Centro Universitário Salesiano de São Paulo. 4.ed. – São Paulo: UNISAL, 2015.
PEREIRA, Mauricio Gomes. Estrutura do artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 21, n. 2, p. 351-352, jun. 2012
Aragão, José Wellington Marinho de. Metodologia Científica. [recurso eletrônico] / José Wellington Marinho de Aragão, Maria Adelina Hayne Mendes Neta. - Salvador: UFBA, Faculdade de Educação, Superintendência de Educação a Distância, 2017
EMENTA:
O processo de pesquisa científica. Elaborando o projeto de pesquisa. A construção do raciocínio do projeto de pesquisa. Trabalho de conclusão de curso (TCC).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
O PROCESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA
1.1 Escolha e definição do tema de pesquisa
1.2 O lugar da teoria na pesquisa
1.3 A Pesquisa bibliográfica e documental
ELABORANDO O PROJETO DE PESQUISA
2.1 Questões fundamentais para elaboração do projeto de pesquisa
2.2 A estrutura do projeto de pesquisa
2.3 Desenvolvimento do processo de investigação
A CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO DO PROJETO DE PESQUISA
3.1 Apresentação de citações
3.2 Como organizar referências
3.3 A construção do parágrafo e a redação do texto
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
4.1 O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
4.2 Roteiro para elaboração do TCC
OBJETIVOS:
- Provocar (ao) no acadêmico pesquisador uma reflexão do conceito de pesquisa no campo educacional da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- Apresentar a dinâmica da pesquisa no desenvolvimento metodológico e técnico da elaboração do projeto de pesquisa, tendo em vista a possibilidade de tomar a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental como espaço de busca e articulação dos saberes acadêmicos atribuindo um sentido dinâmico, atraente e consolidado para a formação do professor pesquisador.
- Permitir ao acadêmico pesquisador exercitar com responsabilidade a dinâmica da pesquisa, como instrumento que busca investigar, analisar, refletir para constituir uma ação cientifica no campo educativo.
- Conduzir o acadêmico pesquisador a desenvolver um estudo para elaboração da pesquisa de reflexão pessoal, autônoma, rigorosa e crítica com aprimoramento teórico de forma investigativa e questionadora, por meio de uma revisão crítica da literatura evidenciando as pesquisas realizadas sobre a temática e/ou área que pretende pesquisar, planejando, selecionando e avaliando os estudos sobre a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A média desta disciplina será calculada somando a nota atingida em cada uma das atividades.
Será considerado aprovado o(a) aluno(a) que atingir nota igual ou superior a 7,0.
|
|