BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. Rio de Janeiro 2017
PEDRO DEMO. AVALIAÇÃO QUALITATIVA. EDITORA AUTORES ASSOCIADOS BVU, 2022. 13 P. ISBN 9786588717691.
ALEXANDRE, AGRIPA FARIA. METODOLOGIA CIENTÍFICA PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS. 3. SÃO PAULO BLUCHER 2021 1 RECURSO ONLINE ISBN 9786555062236.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ALVES, Rubem Azevedo. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 15.ed. São Paulo, SP: Loyola, 2006. 148 p. ISBN 851501900-0.
MOROZ, Melania; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Liber Livro, 2006. 124 p. (Série Pesquisa ; 2). ISBN 85-98843-36-9.
ANDERY, Maria Amália. Para compreender a ciência. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: Garamond, 2015. 434 p. ISBN 978-85-86435980.
FOLSCHEID, Dominique; NEVES, Paulo (Trad.). Metodologia filosófica. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006. 394 p. (Ferramentas). ISBN 85-336-1550-7.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 143 p. ISBN 85-326-0027-1.
EMENTA:
O PROCESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA. ELABORANDO O PROJETO DE PESQUISA. A CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO NA DINÂMICA DA PESQUISA. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1 - O PROCESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA
1.1 Escolha e definição do tema de pesquisa
1.2 O lugar da teoria na pesquisa
1.3 A Pesquisa bibliográfica e documental
UNIDADE 2 - ELABORANDO O PROJETO DE PESQUISA
2.1 Questões fundamentais para elaboração do projeto de pesquisa
2.2 A estrutura do projeto de pesquisa
2.3 Desenvolvimento do processo de investigaçã
UNIDADE 3 - A CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO NA DINÂMICA DA PESQUISA
3.1 Apresentação de citações
3.2Como organizar referências
3.3 A construção do parágrafo e a redação do texto
UNIDADE 4 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
4.1Interpretação dos dados
4.2 O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
4.3 Roteiro para elaboração do TCC
OBJETIVOS:
- Provocar ao aluno pesquisador uma reflexão do conceito de pesquisa no campo educacional.
- Apresentar a dinâmica da pesquisa no desenvolvimento metodológico e técnico da elaboração do projeto de pesquisa.
- Permitir ao aluno pesquisador exercitar com responsabilidade e curiosidade investigativa o desenvolvimento da dinâmica da pesquisa.
- Conduzir o aluno pesquisador a desenvolver uma pesquisa de reflexão pessoal, autônoma, rigorosa e crítica com aprimoramento teórico. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A média semestral desta disciplina será calculada somando a nota atingida em cada uma das atividades. Será considerado aprovado o aluno que atingir nota igual ou superior a 7,0.