Plano de Ensino
Curso: 291 - HISTÓRIA  
Disc.: 07564 - HISTÓRIA DA ARTE
Período: 2022B

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
JANSON, H. W. História geral da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 3 v. ISBN 85-336-1447-0.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. 9.ed. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1987. 254 p. ISBN 978-85-216-1555-2.
GOMBRICH, Ernst H.; CABRAL, Álvaro (Trad.). A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 688 p. ISBN 978-85-216-1185-1..

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ANDE, Edna; LEMOS Sueli. Arte Bizantina, Porto Alegre: Ed. Caliis
SOUZA, Dulce América de, História da Arte; Editora Sagah
KATIA, Helena Pereira, Como usar as artes visuais na sala de aula; Editora Contexto
EDNA, Ande; LEMOS Sueli, Arte Românica e Bárbara, Porto Alegre; Ed. Callis
EDNA, Ande; LEMOS Sueli, Arte Gótica, Porto Alegre; Ed. Callis

EMENTA:
Os Tempos Pré-históricos. Culturas Urbanas do Oriente Antigo. Grécia e Roma. Idade Média e o Cristianismo. Renascimento. Arte Brasileira e a Arte Regional

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

l



1. ARTE 



1.1. Conceitos 



2. OS TEMPOS PRÉ-HISTÓRICOS 

2.1 Período Paleolítico: Magia e Naturalismo 

2.2 Período da Pedra Polida: Arte Profana e Sagrada. O Tradicionalismo das Pinturas Rupestres 

2.3 A Arte Como Profissão e Ofício Doméstico: A Emancipação da Arte Como Profissão



2.4 - Escultura, Pintura e Arquitetura na Pré- História 







3. CULTURAS URBANAS DO ORIENTE ANTIGO 



3.1 Os Elementos Estáticos e Dinâmicos na Arte do Oriente Antigo: 



3.2 Egito



4. GRÉCIA E ROMA 



4.1 As Épocas Heróica e Homérica: As Origens da Épica 

4.2 O Estilo Arcaico: Os Primórdios do Individualismo 

4.3 A Arte Clássica e Democrática: A Tragédia como Instrumento da Propaganda Política 



4.3.1 - Pintura, arquiteura e escultura na Grécia

4.4 O Império e o Fim do Mundo Antigo: A Transição da Arte Helenística para a Arte Romana: 



4.4.1 Pintura, arquiteura e escultura em Roma



 



5. IDADE MÉDIA 



5.1. A Espiritualidade da Primitiva Arte Cristã: O Conceito de Idade Média 



5.2 Arte Bizantina



5.3 Arte Românica

5.2.  Arte Gótica:





6 ARTE NO ÉRÍODO MODERNO





6.1. O Conceito da Renascença: Os Conceitos Individualista e Estético de Renascença / O 



Nacionalismo da Renascença. 



6.2 Arte Africana



6.3 Arte Pré-colombiana



6.2. Conceito de Barroco: A Ramificação do Barroco 



6.3 Conceito do Rococo



6.4 O Barroco no Brasil



7 - ARTE NO PERÍODO CONTEMPORÂNEO



7.1 Impressionismo



7.2 Modernismo







 



OBJETIVOS:

Estudar e analisar a História da Arte, tendo como meta sua relação com as características da 



sociedade que a produz.


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Critérios para composição da Média Semestral:



Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).