BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
JANSON, H. W. História geral da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 3 v. ISBN 85-336-1447-0.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. 9.ed. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1987. 254 p. ISBN 978-85-216-1555-2.
GOMBRICH, Ernst H.; CABRAL, Álvaro (Trad.). A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 688 p. ISBN 978-85-216-1185-1..
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ANDE, Edna; LEMOS Sueli. Arte Bizantina, Porto Alegre: Ed. Caliis
SOUZA, Dulce América de, História da Arte; Editora Sagah
KATIA, Helena Pereira, Como usar as artes visuais na sala de aula; Editora Contexto
EDNA, Ande; LEMOS Sueli, Arte Românica e Bárbara, Porto Alegre; Ed. Callis
EDNA, Ande; LEMOS Sueli, Arte Gótica, Porto Alegre; Ed. Callis
EMENTA:
Os Tempos Pré-históricos. Culturas Urbanas do Oriente Antigo. Grécia e Roma. Idade Média e o Cristianismo. Renascimento. Arte Brasileira e a Arte Regional
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
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1. ARTE
1.1. Conceitos
2. OS TEMPOS PRÉ-HISTÓRICOS
2.1 Período Paleolítico: Magia e Naturalismo
2.2 Período da Pedra Polida: Arte Profana e Sagrada. O Tradicionalismo das Pinturas Rupestres
2.3 A Arte Como Profissão e Ofício Doméstico: A Emancipação da Arte Como Profissão
2.4 - Escultura, Pintura e Arquitetura na Pré- História
3. CULTURAS URBANAS DO ORIENTE ANTIGO
3.1 Os Elementos Estáticos e Dinâmicos na Arte do Oriente Antigo:
3.2 Egito
4. GRÉCIA E ROMA
4.1 As Épocas Heróica e Homérica: As Origens da Épica
4.2 O Estilo Arcaico: Os Primórdios do Individualismo
4.3 A Arte Clássica e Democrática: A Tragédia como Instrumento da Propaganda Política
4.3.1 - Pintura, arquiteura e escultura na Grécia
4.4 O Império e o Fim do Mundo Antigo: A Transição da Arte Helenística para a Arte Romana:
4.4.1 Pintura, arquiteura e escultura em Roma
5. IDADE MÉDIA
5.1. A Espiritualidade da Primitiva Arte Cristã: O Conceito de Idade Média
5.2 Arte Bizantina
5.3 Arte Românica
5.2. Arte Gótica:
6 ARTE NO ÉRÍODO MODERNO
6.1. O Conceito da Renascença: Os Conceitos Individualista e Estético de Renascença / O
Nacionalismo da Renascença.
6.2 Arte Africana
6.3 Arte Pré-colombiana
6.2. Conceito de Barroco: A Ramificação do Barroco
6.3 Conceito do Rococo
6.4 O Barroco no Brasil
7 - ARTE NO PERÍODO CONTEMPORÂNEO
7.1 Impressionismo
7.2 Modernismo
OBJETIVOS:
Estudar e analisar a História da Arte, tendo como meta sua relação com as características da
sociedade que a produz. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Critérios para composição da Média Semestral:
Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na(s) prova(s), da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2. Caso a disciplina possua mais de uma prova, será considerada a média entre as provas.
Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Média (Provas) / 2
Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6
Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.
Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.
Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).