BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
SILVA, SIDINEI PITHAN DA; GREZZANA, JOSÉ FRANCISCO. PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO.
MARTINS JUNIOR, JOAQUIM. COMO ESCREVER TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - 9ª EDIÇÃO.
SEVERINO, ANTÔNIO JOAQUIM. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. 23. ED. SÃO PAULO, SP: CORTEZ EDITORA, 2014. 272 P. ISBN 978-85-249-1311-2.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GISELE DO ROCIO CORDEIRO MUGNOL DOS SANTOS, NILCEMARA LEAL MOLINA E VANDA FATTORI DIAS. ORIENTAÇÕES E DICAS PRÁTICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS.
CELSO FERRAREZI JUNIOR. GUIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: DA REDAÇÃO AO PROJETO FINAL.
THELMA DE CARVALHO GUIMARÃES. COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM.
VANDERLEI MARTINS. METODOLOGIA CIENTÍFICA - FUNDAMENTOS, MÉTODOS E TÉCNICAS - 1ª EDIÇÃO.
SORDI, JOSÉ OSVALDO DE. ELABORAÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA. SÃO PAULO 2013
EMENTA:
O Processo de Pesquisa Científica. Elaborando o Projeto de Pesquisa. A Construção do Raciocínio na Dinâmica da Pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE 1 - O PROCESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA
1.1 Escolha e definição do tema de pesquisa
1.2 O lugar da teoria na pesquisa
1.3 A Pesquisa bibliográfica e documental
UNIDADE 2 - ELABORANDO O PROJETO DE PESQUISA
2.1 Questões fundamentais para elaboração do projeto de pesquisa
2.2 A estrutura do projeto de pesquisa
2.3 Desenvolvimento do processo de investigaçã
UNIDADE 3 - A CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO NA DINÂMICA DA PESQUISA
3.1 Apresentação de citações
3.2Como organizar referências
3.3 A construção do parágrafo e a redação do texto
UNIDADE 4 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
4.1Interpretação dos dados
4.2 O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
4.3 Roteiro para elaboração do TCC
OBJETIVOS:
OBJETIVOS:
- Provocar ao aluno pesquisador uma reflexão do conceito de pesquisa no campo educacional.
- Apresentar a dinâmica da pesquisa no desenvolvimento metodológico e técnico da elaboração do projeto de pesquisa.
- Permitir ao aluno pesquisador exercitar com responsabilidade a dinâmica da pesquisa.
- Conduzir o aluno pesquisador a desenvolver uma pesquisa de reflexão pessoal, autônoma, rigorosa e crítica com aprimoramento teórico. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A média semestral desta disciplina será calculada somando a nota atingida em cada uma das atividades. Será considerado aprovado o aluno que atingir nota igual ou superior a 7,0.