Plano de Ensino
Curso: 291 - HISTÓRIA  
Disc.: 07565 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE HISTÓRIA I
Período: 2022B

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
SILVA, SIDINEI PITHAN DA; GREZZANA, JOSÉ FRANCISCO. PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO.
MARTINS JUNIOR, JOAQUIM. COMO ESCREVER TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - 9ª EDIÇÃO.
SEVERINO, ANTÔNIO JOAQUIM. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. 23. ED. SÃO PAULO, SP: CORTEZ EDITORA, 2014. 272 P. ISBN 978-85-249-1311-2.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GISELE DO ROCIO CORDEIRO MUGNOL DOS SANTOS, NILCEMARA LEAL MOLINA E VANDA FATTORI DIAS. ORIENTAÇÕES E DICAS PRÁTICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS.
CELSO FERRAREZI JUNIOR. GUIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: DA REDAÇÃO AO PROJETO FINAL.
THELMA DE CARVALHO GUIMARÃES. COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM.
VANDERLEI MARTINS. METODOLOGIA CIENTÍFICA - FUNDAMENTOS, MÉTODOS E TÉCNICAS - 1ª EDIÇÃO.
SORDI, JOSÉ OSVALDO DE. ELABORAÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA. SÃO PAULO 2013

EMENTA:
O Processo de Pesquisa Científica. Elaborando o Projeto de Pesquisa. A Construção do Raciocínio na Dinâmica da Pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE 1 - O PROCESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA

1.1 Escolha e definição do tema de pesquisa

1.2 O lugar da teoria na pesquisa

1.3 A Pesquisa bibliográfica e documental



UNIDADE 2 - ELABORANDO O PROJETO DE PESQUISA



2.1 Questões fundamentais para elaboração do projeto de pesquisa

2.2 A estrutura do projeto de pesquisa

2.3 Desenvolvimento do processo de investigaçã



UNIDADE 3 - A CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO NA DINÂMICA DA PESQUISA

3.1 Apresentação de citações

3.2Como organizar referências

3.3 A construção do parágrafo e a redação do texto



UNIDADE 4 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

4.1Interpretação dos dados

4.2 O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

4.3 Roteiro para elaboração do TCC



OBJETIVOS:

OBJETIVOS:

- Provocar ao aluno pesquisador uma reflexão do conceito de pesquisa no campo educacional.

- Apresentar a dinâmica da pesquisa no desenvolvimento metodológico e técnico da elaboração do projeto de pesquisa.

- Permitir ao aluno pesquisador exercitar com responsabilidade a dinâmica da pesquisa.

- Conduzir o aluno pesquisador a desenvolver uma pesquisa de reflexão pessoal, autônoma, rigorosa e crítica com aprimoramento teórico.


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

A média semestral desta disciplina será calculada somando a nota atingida em cada uma das atividades. Será considerado aprovado o aluno que atingir nota igual ou superior a 7,0.