BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. 199p ISBN 85-7307-3667.
GOERGEN, Pedro L.; SAVIANI, Dermeval (Org.). Formação de professores: a experiência internacional sob o olhar brasileiro. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2000. 300 p. ISBN 8585701625.
SACRISTAN, J. Gimeno; ROSA, Ernani F. da Fonseca (Trad.). Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 396 p. ISBN 85-7307-374-8.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 4. ed. São Paulo, SP: Moderna, 2009. 394 p. ISBN 978-85-16-06392-4.
MARTÍNEZ-OTERO, Valentín. Teoria e prática da educação. Natal, RN: EDUFRN, 2012. 515 p. ISBN 978-85-7273-705-0.
GALLO, Silvio (Org.). Ética e cidadania: caminhos da filosofia (elementos para o ensino de filosofia). 20. ed. São Paulo, SP: Papirus, 2013. 111 p. ISBN 978-85-308-0458-9.
MENDES, ADEMIR APARECIDO PINHELLI. DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO.
NOBRE, MARCOS; TERRA, RICARDO. ENSINAR FILOSOFIA: UMA CONVERSA SOBRE APRENDER A APRENDER.
EMENTA:
Prática de Ensino na formação de professor. Organização do trabalho docente. Aprendendo na prática cotidiana do estágio. Relatório e atividades do estágio.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1 . A Prática de Ensino na Formação do Professor
1.1 A prática e o Estágio Supervisionado: contribuições para formação do professor
1.2 Fundamentando práticas pedagógicas
1.3 Os saberes na formação do Educador
1.4 O saber e o saber fazer do professor
1.5 A ética profissional do educador
2 . A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
2.1 Relações entre aspectos intra e extraescolares .
2.2 Análise das condições concretas dos espaços educativos .
2.3 Espaços Educativos .
2.4 Elaboração dos Planos de Aula .
2.5 Projeto de Ensino .
3. APRENDENDO NA PRÁTICA COTIDIANA DO ESTÁGIO
3.1 Os fazeres do professor(a) da Educação Infantil .
3.2 Atividades de Rotina na Educação Infantil .
3.3 Avaliação como orientação no processo educativo .
3.4 Atividades no Ensino Fundamental .
3.5 Atividades no Ensino Médio
3.6 O texto na sala de aula: As atividades da linguagem
3.7 processos de ensino e aprendizagem: atividades na EJA
4. RELATÓRIO E ATIVIDADES DO ESTÁGIO
4.1 Roteiro para elaboração do Estágio Supervisionado II
4.2 Roteiro para elaboração do Projeto
4.3 Roteiro para elaboração do Relatório Final do Projeto.
OBJETIVOS:
Refletir sobre a importância da prática do ensino na formação do professor(a), bem como a importância dos saberes na formação do professor(a).
Confrontar as ações cotidianas com as produções teóricas, possibilitando aos acadêmicos(as), futuro(a) professor(a), o vivenciar, participar produzindo novos conhecimentos para a teoria e a prática de ensinar. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A média semestral desta disciplina será calculada somando a nota atingida em cada uma das atividades. Será considerado aprovado o aluno que atingir nota igual ou superior a 7,0 (sete).