BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Metodologia do ensino superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. Curitiba: IBPEX, 1998. 231 P. ISBN 85-87053-01-9.
GALLO, Silvio (Org.). Ética e cidadania: caminhos da filosofia (elementos para o ensino de filosofia). 20. ed. São Paulo, SP: Papirus, 2013. 111 p. ISBN 978-85-308-0458-9.
HAYADT, Regina Celia Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Ática; 1994. 159 p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Diretrizes e bases da educação nacional: Lei Darcy Ribeiro (lei nº 9,394, de 1996). Brasília: Gráfica Positiva, 1997. 61 p.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2000. 394 p. ISBN 85-16-00826-6.
GALLO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2014. 376 p. ISBN 978-85262-9127-0 (PR)..
GALLO, Silvio; KOHAN, Walter Omar (Org.). Filosofia no ensino médio. 2. ed. Petrópolis: Vozes; 2000. v. ISBN 85-326-2315-8.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo, SP: Cortez Editora, 1995. 180 p. ISBN 85-249-0550-6.
EMENTA:
ORIENTAÇÕES GERAIS – ROTEIRO DO ESTÁGIO. O ENSINO DE FILOSOFIA E SUAS LEGISLAÇÕES. OS CONTEÚDOS DA FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. O ESTÁGIO E SEUS REGISTROS.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1 - O ENSINO DE FILOSOFIA E SUAS LEGISLAÇÕES
1.1 Legislação do ensino da Filosofia.
2 - OS CONTEÚDOS DA FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO E A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
2.1 O planejamento como instrumento de garantia da aprendizagem.
2.2 A Aula como estímulo e organização do ensino.
2.3 Projeto como atividade de ensino aprendizagem.
2.4 Metodologias para atividades em sala de aula.
2.5 Conceitos e concepções sobre o ato de avaliar.
3 - O ESTÁGIO E SEUS REGISTROS
3.1 Projeto para Regência nas Oficinas Filosóficas.
3.2 Cronograma das Atividades de Estágio – Escola.
OBJETIVOS:
Possibilitar ao acadêmico(a) a observação do dia a dia dos alunos(as), professores(as), coordenadores(as), funcionários(as) e direção em uma determinada instituição escolar.
Vivenciar situações concretas do cotidiano educacional e, simultaneamente, articular a teoria e a prática, para que possa adquirir subsídios para questionamentos e reflexões sobre o objetivo, conteúdo e forma que envolve o processo ensino-aprendizagem. |
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A média semestral desta disciplina será calculada somando a nota atingida em cada uma das atividades. Será considerado aprovado o aluno que atingir nota igual ou superior a 7,0 (sete).