Plano de Ensino
Curso: 239 - SERVIÇO SOCIAL  
Disc.: 07817 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPO
Período: 2023A

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; OLIVEIRA, Fátima Bayma de; Kasznar, Istvan Karoly (Org.). Saúde, Previdência e Assistência Social: políticas públicas integradas desafios e propostas estratégicas.
BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria T. (org.). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador - 4ª edição.
FRANCO, Abigail Aparecida de Paiva; MELÃO, Magda Jorge Ribeiro (Org.). Diálogos interdisciplinares: a psicologia e o serviço social nas práticas judiciárias. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 280 p. ISBN 9788573965179 (broch.).
YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria T. (Org.). Psicologia e educação: conexão entre saberes. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013. 210 p. ISBN 978-85-8040-172-1.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
AMARO, Sarita. Serviço social em escolas.
SANTOS, Nilza Pinheiro dos; BONALUME, Bruna Carolina; OLIVEIRA, Isabel Cristina Giglioli de. Supervisão de estágio em serviço social: da formação ao exercício profissional.
ZANELLI, José Carlos; Silva, Narbal; Tolfo, Suzana da Rosa (orgs.). Processos Psicossociais nas Organizações e no Trabalho.
MARIA CRISTINA FERREIRA E HELENIDES MENDONÇA (ORGANIZADORAS). Saúde e bem-estar no trabalho: Dimensões individuais e culturais.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; OLIVEIRA, Fátima Bayma de; Kasznar, Istvan Karoly (Org.). Saúde e Previdência Social: desafios para o terceiro milênio.

EMENTA:
Processo de trabalho na contemporaneidade no cenário da Previdência Social. Processo de trabalho e Serviço Social: Saúde Mental e Trabalho. Processo de trabalho do Assistente Social na contemporaneidade outras possibilidades.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE 1  –  PROCESSO DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE NO CENÁRIO DA PREVIDENCIA SOCIAL



1.1 A prática profissional do assistente social no setor previdenciário no contexto da contrarreforma previdenciário



1.2 A prática profissional do assistente social no setor previdenciário



 



UNIDADE 2  – PROCESSO DE TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL: SAÚDE MENTAL E TRABALHO



2.1 Saúde Mental e Serviço Social



2.2 Processo de Trabalho do Assistente Social na Saúde



2.3 Qualidade de Vida na Saúde do Trabalhador



 



UNIDADE 3 – PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE OUTRAS POSSIBILIDADES



3.1 Serviço Social no âmbito da promoção das relações humanas um assunto atual



3.2 Cconhecendo o Processo de Trabalho nos três setores da sociedade



3.3 A importância do estágio no Processo de Trabalho do Assistente Social



3.4 Serviço Social e o ENADE



OBJETIVOS:

Atuação do Serviço Social nos processos de trabalho. A inserção do assistente social nos diversos espaços ocupacionais e as implicações no trabalho profissional. Abordar a importância da supervisão no processo de trabalho no estágio em Serviço Social.


INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Critérios para composição da Média Semestral:



Para compor a Média Semestral da disciplina, leva-se em conta o desempenho atingido na avaliação formativa e na avaliação somativa, isto é, as notas alcançadas nas diferentes atividades virtuais e na prova, da seguinte forma: Somatória das notas recebidas nas atividades virtuais, somada à nota da prova, dividido por 2.



Média Semestral: Somatória (Atividades Virtuais) + Nota da Prova / 2



Assim, se um aluno tirar 7 nas atividades e tiver 5 na prova: MS = 7 + 5 / 2 = 6



Atenção: o aluno pode conseguir um ponto adicional (Engajamento) na nota das atividades virtuais. Para ganhar o ponto do engajamento, o estudante terá que percorrer todo o material didático da disciplina (material textual e assistir a todos os vídeos), fazer todos os Exercícios e enviar todas as atividades. Antes do lançamento desta nota final, será divulgada a média de cada aluno, dando a oportunidade de que os alunos que não tenham atingido média igual ou superior a 7,0 possam fazer a Recuperação das Atividades Virtuais.



Se a Média Semestral for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ainda poderá fazer o Exame Final. A média entre a nota do Exame Final e a Média Semestral deverá ser igual ou superior a 5,0 para considerar o aluno aprovado na disciplina.



Assim, se um aluno tirar 6 na Média Semestral e tiver 5 no Exame Final: MF = 6 + 5 / 2 = 5,5 (Aprovado).