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UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DO GEPPES – dos estudos locais sobre educação superior para a inserção nacional e internacional.

BITTAR, Mariluce[1]

Pode-se afirmar que a origem do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior – GEPPES ocorreu em meados da década de 1990, quando os primeiros projetos sobre universidade começaram a ser desenvolvidos. O primeiro deles: “A universidade e o estudante-trabalhador”, realizou-se nos anos de 1994 e 1995, período que coincidiu com a implantação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica –PIBIC/CNPq, na Universidade Católica Dom Bosco. O Projeto foi aprovado com uma Bolsa de Estudos do CNPq, para um aluno do curso de graduação da UCDB, e estudou a realidade dos estudantes trabalhadores dos cursos noturnos da UCDB. Em seguida foi desenvolvida a pesquisa “A universidade e a formação para a cidadania”, desta feita com dois alunos de graduação, também contemplados com Bolsa PIBIC/CNPq, no período de 1995 a 1997. Após, desenvolveu-se o Projeto “O processo de construção das Universidades Comunitárias”, pesquisa que se originava da tese de Doutoramento da Professora Mariluce Bittar, intitulada “Universidade Comunitária – uma identidade em construção, defendida em setembro de 1999, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O referido Projeto foi desenvolvido de agosto de 1999 a julho de 2001, com a inserção de dois Bolsistas PIBIC/CNPq/UCDB. No ano de 1999, com a vinculação da Professora Mariluce Bittar ao Programa de Mestrado em Educação da UCDB, as pesquisas sobre educação superior passaram a ser desenvolvidas no âmbito da Linha de Pesquisa “Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação de Professores”, com a participação de alunos do Mestrado em Educação. Com a mesma denominação da Linha de Pesquisa, organizou-se, então, um grupo de pesquisa, que foi cadastrado no diretorio dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Com o processo de recomendação do Programa de Mestrado em Educação pela CAPES, em 2002, o Grupo ampliou-se com alunos do mestrado e ex-mestrandos, que já haviam defendido suas dissertações e com a inserção de pesquisadoras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que já desenvolviam pesquisas nessa temática. No final de 2002 foi apresentado o Projeto Integrado de Pesquisa “Processo de Expansão e Interiorização da Educação Superior na Região Centro-Oeste – as marcas da mercantilização do ensino”, à Fundação de Desenvolvimento ao Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - FUNDECT, visando o apoio financeiro. Com a sua aprovação, o Grupo passou a reunir-se de forma mais orgânica e sistemática, o que revelou a necessidade de implementar estudos na área das políticas de educação superior que contemplassem a realidade da região Centro-Oeste, sobretudo a dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A inserção de vários pesquisadores, com apresentações de trabalhos, nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, consistiu em fator importante para a vinculação do Grupo aos estudos e pesquisas realizadas em âmbito nacional. Ressalte-se, nesse aspecto, a inserção de três pesquisadoras no Projeto Integrado “UNIVERSITAS/Br – a produção científica sobre educação superior no Brasil – de 1968 a 2002”, sob a coordenação nacional da Professora Marília Morosini (PUCRS), que congrega pesquisadores das mais importantes universidades brasileiras: USP, UFSCar, UFRJ, UFRGS, UFG, UFAL, UFPA, entre outras. Sem dúvida, esse fato, somado à vinculação de mais pesquisadores ao Projeto sobre Expansão da Educação Superior, proporcionaram ao Grupo novas frentes de pesquisa. Esses pesquisadores, na maioria ex-mestrandos do Programa de Mestrado em Educação da UCDB, são provenientes das seguintes instituições de educação superior: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Centro Universitário de Campo Grande (UNAES/MS); Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG/MT), entre outras. Em 2003, com a inserção da Professora Margarita Victoria Rodríguez, o Grupo formalizou Projeto de Pesquisa sobre “Avaliação institucional e os desafios para a construção de uma educação superior democrática – o caso do estado de Mato Grosso do Sul, agregando, também, alunos de Iniciação Científica e do Programa de Mestrado em Educação. No mesmo ano, com esses desdobramentos o Grupo mudou o seu cadastramento no CNPq, passando, oficialmente, a denominar-se Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GEPES. Na mesma época, passaram a integrar o Grupo, membros do Projeto “Projeto de Apoio a Afro-Descendentes para o Acesso e Manutenção no Ensino Superior”, desenvolvido com o apoio da Fundação Ford, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Programa Políticas da Cor, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Essa inserção trouxe ao Grupo a necessidade de ampliar suas pesquisas para outras problemáticas com relação direta à educação superior no Brasil. Desse modo, formalizaram-se, no ano de 2005, dois projetos coletivos de pesquisa: “Política de cotas para negros na educação superior – estratégia de acesso e permanência?”, sob a coordenação da Professora Mariluce Bittar,  e, “Avaliação institucional e os desafios para a construção de uma educação superior democrática – o caso do estado de Mato Grosso do Sul”, sob a coordenação da Professora  Margarita Victoria Rodríguez . O primeiro foi aprovado pela FUNDECT, para o biênio (2005-2007) e pelo CNPq, para o período de maio de 2005 a maio de 2006; o segundo recebeu a aprovação da FUNDECT, também para o biênio 2005-2007; ambos contam com Bolsistas CNPq/PIBIC/UCDB. Esses fatores implementaram, consideravelmente, as produções e atividades do Grupo de Pesquisa, pois, pela primeira vez obteve-se a chancela de um de seus projetos de uma agência nacional de pesquisa (CNPq), o que lhe confere maior visibilidade no meio acadêmico nacional. Em 2004 o nome e a sigla do Grupo foram alterados, passando a denominar-se: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação Superior - GEPPES, uma vez que, o principal objeto das pesquisas e estudos desenvolvidos pelos integrantes do Grupo estão relacionados com a análise das políticas públicas de educação superior no Brasil, bem como as orientações de organizações multilaterais nas principais diretrizes que fundamentam essas políticas. Entre a produção científica do GEPPES podem-se destacar: dissertações de mestrados concluídas e em desenvolvimento; trabalhos completos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais, com publicação; artigos coletivos e individuais publicados em periódicos indexados e classificados pela lista QUALIS/CAPES e QUALIS/ANPEd; pôsteres apresentados por alunos de Iniciação Científica, mestrandos e doutorandos (que se incorporaram ao Grupo a partir de 2004) em diversos eventos nacionais e regionais e várias pesquisas, individuais e coletivas em desenvolvimento. Desse modo, o GEPPES consolida-se, paulatinamente, como importante Grupo de Pesquisa que contribui para: a) descentralização da pesquisa no Brasil e criação/consolidação de novos grupos de pesquisa e dos Programas de Pós-Graduação na Região Centro-Oeste, sobretudo nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; b) formação de novos pesquisadores, tendo em vista que vários estudantes iniciaram suas pesquisas na Iniciação Científica e, atualmente, estão em fase de doutoramento; c) implementação e consolidação de pesquisas sobre política de educação superior, especialmente na Região Centro-Oeste, preenchendo uma lacuna significativa nessa área.

 

[1]  Doutora em Educação; Fundadora e Coordenadora do GEPPES.

 
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